O secretário de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e coordenador da Defesa Civil de Castro, Edmir Reinaldo Kirchof, falou nesta terça-feira (10) ao BnT News sobre as principais obras em andamento e os projetos estruturantes que devem mudar o cenário urbano do município.
Entre os destaques, está a revitalização da Prainha, um dos espaços turísticos mais conhecidos da cidade. Segundo o secretário, a obra está em fase avançada e a previsão é de entrega no dia 26 de julho, data em que se celebra a padroeira do município, Sant’Ana.
“A Prainha é um espaço que estava um pouco esquecido. Agora queremos devolver à população com iluminação, revitalização e estrutura adequada para o uso diário”, explicou Edmir.
Outro ponto importante abordado pelo secretário é a pavimentação de vias. A Rua Francisco de Assis Andrade, por exemplo, está na fase de sub-base, com execução de meio-fio, calçadas e acessibilidade. A próxima etapa será a aplicação da capa asfáltica.
A Avenida do Leite também é alvo de melhorias. A obra já está com cerca de 60% concluída e deve ser entregue até o início da Agroleite, um dos principais eventos do calendário local.
Entre os projetos em fase inicial está o Parque Lacustre 2, também conhecido como Parque das Nações. De acordo com Edmir, trata-se de um projeto conceitual, ainda em fase de estudos e contratação. “É um espaço verde, de lazer e convivência que vai integrar a grande área verde da sede do município”, disse.
O secretário também falou sobre a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, antigo traçado da PR-151, que está com projeto em fase de conclusão. Outro projeto destacado é o asfalto do Distrito do Socavão, estimado em cerca de R$ 60 milhões. O projeto já foi protocolado e está em análise pela Secretaria de Infraestrutura do Estado.
Segundo Edmir, o município mantém diálogo constante com o governo estadual e federal para garantir os recursos necessários para essas obras. “Já temos o comprometimento do Estado para a conclusão da Bento Munhoz e do asfalto no Socavão”, garantiu.
A entrevista também abordou os projetos da nova sede da prefeitura e do parque de máquinas. Ambos seguem em desenvolvimento e devem influenciar a reorganização do trânsito urbano, além de garantir mais acessibilidade e espaços de convivência.
“São projetos complexos e que exigem tempo e responsabilidade na elaboração, mas que farão grande diferença para a cidade”, concluiu o secretário, que agradeceu o espaço e destacou o trabalho da gestão do prefeito Reinaldo Cardoso no avanço das obras e projetos do município.
Leia mais: Loureiro projeta otimismo do comércio no Dia dos Namorados