O Presidente do Observatório Social do Brasil Campos Gerais, Murilo Coelho Pires de Almeida, concedeu uma entrevista ao portal Boca no Trombone, abordando a recente atualização da ferramenta “Acompanhe Seu Vereador”.
Essa ferramenta, que já estava em funcionamento, passou por aprimoramentos que visam proporcionar à população um acesso mais amplo aos dados e atividades dos vereadores.
Ao utilizar essa plataforma, os cidadãos têm à sua disposição indicadores valiosos que permitem uma análise detalhada do desempenho de seus vereadores. Ao acessar o site, é possível selecionar o vereador de interesse e ter acesso a informações cruciais, como sua foto, produção nas sessões legislativas, salário bruto e gastos em diárias. A possibilidade de escolher o ano e o mês desejados torna a experiência ainda mais personalizada.
Murilo enfatiza que boa parte do trabalho é realizado por voluntários, o que significa que a disponibilização dessa ferramenta não gera custos. Sobre o acesso público às informações políticas, ele ressalta que 90% da população não consegue acompanhar as ações da Câmara dos Vereadores por exemplo por conta do horário em que são realizadas as sessões ordinárias, e que a ferramenta vem como uma forma de acessibilidade. “Nem todo mundo tem a disponibilidade de estar acompanhando tudo o que acontece no cenário político da cidade e também nas sessões da Câmara de Vereadores, que acontece toda segunda e quarta-feira às 14h, e é por isso que a ferramenta está ai, para ajudar a população a compreender tudo que acontece na cidade”, disse.
Uma novidade importante é que a plataforma apresenta, por meio de gráficos, toda a atuação dos vereadores, desde gastos públicos até projetos de lei, remuneração e até mesmo as ausências nas sessões ordinárias.
Acompanhe abaixo a entrevista completa:
Leia também: Observatório Social dos Campos Gerais divulga a ferramenta “Acompanhe o Seu Vereador”