O Operário Ferroviário joga contra o Santos nesta sexta-feira (14), em Ponta Grossa. Este é o primeiro confronto dos dois alvinegros que será válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.
No entanto, é o quarto encontro dos dois times na Vila Oficinas. De acordo com o escritor José Cação Ribeiro, no livro O Fantasma da Vila (2002), os clubes já se enfrentaram em outras três ocasiões distintas: em 1958, em 1979 e em 1988. Veja mais detalhes sobre cada um deles:
1958
Nos dias 24 e 25 de maio, o time do Santos – sem Pelé, Gilmar, Zito e Mauro de Oliveira, que se preparavam para a Copa do Mundo daquele ano – desembarcou em Ponta Grossa para realizar dois amistosos: um contra o Guarani e o outro contra o Fantasma. Na partida, o Operário até tentou segurar o adversário, mas o confronto terminou com vitória da equipe santista: 2 a 0.
1979
No dia 09 de dezembro, o Santos retornou a Ponta Grossa para um novo amistoso. Desta vez, a equipe veio com força máxima para o jogo, tanto que, logo no primeiro tempo, o alvinegro praiano abriu 3 a 0 em cima do Operário (gols de Pita, Gilberto Costa e um contra de Renatão). No segundo tempo, Adilson marcou para o time de Vila Oficinas e o placar ficou em 3 a 1.
1988
No ano de 88, a equipe princesina realizou vários amistosos contra outras equipes nacionais. Um destes jogos aconteceu no dia 11 de maio, onde o Operário recebeu o Santos, no Estádio Germano Krüger. A partida terminou em 1 a 0 para o Peixe, com gol de Soares aos 13 minutos do segundo tempo. Na equipe santista, nomes como Serginho Chulapa e Rodolfo Rodrigues entraram em campo.
2024
As duas equipes voltam a duelar no Germano Krüger após 36 anos. A partida inicia às 19h e os dois clubes buscam a vitória para chegar perto da liderança da Série B. Tanto o Operário, quanto o Santos, somam 15 pontos até agora, sendo que o Peixe está na quarta colocação e o Fantasma na sexta.
Fonte: RIBEIRO JÚNIOR, José Cação. O fantasma da vila. Ponta Grossa: UEPG, 2002.
Leia também: Torcedores esgotam ingresso dos setores Ouro e Diamante para jogo contra o Santos no GK