Esportes

Operário e Santos já se enfrentaram três vezes em Ponta Grossa. Veja o retrospecto

Imagem: André Johnson | OFEC
Clubes já se enfrentaram em outras três ocasiões distintas: em 1958, em 1979 e em 1988. Veja mais detalhes sobre cada um dos jogos

O Operário Ferroviário joga contra o Santos nesta sexta-feira (14), em Ponta Grossa. Este é o primeiro confronto dos dois alvinegros que será válido pela Série B do Campeonato Brasileiro.

No entanto, é o quarto encontro dos dois times na Vila Oficinas. De acordo com o escritor José Cação Ribeiro, no livro O Fantasma da Vila (2002), os clubes já se enfrentaram em outras três ocasiões distintas: em 1958, em 1979 e em 1988. Veja mais detalhes sobre cada um deles:

1958

Nos dias 24 e 25 de maio, o time do Santos – sem Pelé, Gilmar, Zito e Mauro de Oliveira, que se preparavam para a Copa do Mundo daquele ano – desembarcou em Ponta Grossa para realizar dois amistosos: um contra o Guarani e o outro contra o Fantasma. Na partida, o Operário até tentou segurar o adversário, mas o confronto terminou com vitória da equipe santista: 2 a 0.

1979

No dia 09 de dezembro, o Santos retornou a Ponta Grossa para um novo amistoso. Desta vez, a equipe veio com força máxima para o jogo, tanto que, logo no primeiro tempo, o alvinegro praiano abriu 3 a 0 em cima do Operário (gols de Pita, Gilberto Costa e um contra de Renatão). No segundo tempo, Adilson marcou para o time de Vila Oficinas e o placar ficou em 3 a 1.

1988

No ano de 88, a equipe princesina realizou vários amistosos contra outras equipes nacionais. Um destes jogos aconteceu no dia 11 de maio, onde o Operário recebeu o Santos, no Estádio Germano Krüger. A partida terminou em 1 a 0 para o Peixe, com gol de Soares aos 13 minutos do segundo tempo. Na equipe santista, nomes como Serginho Chulapa e Rodolfo Rodrigues entraram em campo.

2024

As duas equipes voltam a duelar no Germano Krüger após 36 anos. A partida inicia às 19h e os dois clubes buscam a vitória para chegar perto da liderança da Série B. Tanto o Operário, quanto o Santos, somam 15 pontos até agora, sendo que o Peixe está na quarta colocação e o Fantasma na sexta. 

Fonte: RIBEIRO JÚNIOR, José Cação. O fantasma da vila. Ponta Grossa: UEPG, 2002.

Leia também: Torcedores esgotam ingresso dos setores Ouro e Diamante para jogo contra o Santos no GK


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI