A Cachoeira Véu da Noiva em Ortigueira, recebeu adaptações para facilitar o acesso das pessoas, principalmente de cadeirantes e pessoas com deficiência. A novidade é a passarela que fica suspensa sobre a trilha de acesso e tem 600 metros de extensão, com um percurso de 15 minutos. A inauguração acontece neste domingo (3), a partir das 10h30.
A passarela foi criada para que cadeirantes e pessoas com mobilidade também cheguem até a cachoeira que tem uma queda de 150 metros. A colocação da nova passarela que é toda em madeira tratada, aparelhada com pontes em estrutura metálica, durou cinco meses para ser colocada e recebeu um investimento de R$ 500 mil.
A reportagem conversou com a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Jessica Carla Carneiro. Segundo ela foi um desafio interessante para realizar o projeto da passarela. “Necessitou aliar algo existente e respeitar o meio ambiente. Além do que, este tipo de projeto leva em conta não apenas o cuidado com a natureza, a circulação de pessoas em áreas naturais, o respeito e preservação da área, a garantia da manutenção e circulação da vida silvestre”. Para a momtagem, Jessica conta que “nós se espelhamos na passarelas existentes na cidade de Bonito (MS) que é referência de turismo no Brasil e em outras localidades como tendência em acessibilidade, segurança e preservação ambiental. O processo partiu da observação do que já existia e garantir que fossem mantidas as características naturais na sua totalidade”.
A secretária conta que a a visitação na cachoeira é totalmente gratuita. “Por ano estima-se que recebemos em torno de 17 mil visitantes. Com essa novidade se espera anualmente um aumento de 3 a 5 mil pessoas”, destaca Jessica.
Cachoeira Véu da Noiva
A cachoeira é um dos principais atrativos turísticos de Ortigueira. De acordo com a secretária, por lá também fica a Serra Pelada, uma formação rochosa de aparência grandiosa e chamativa, que fica bem na frente da cachoeira.
“Assim como na cachoeira, existe a possibilidade da prática de rapel, salto em voo livre, salto de parapente e montanhismo. O lugar possui uma beleza cênica natural muito atrativa, pois é um tipo de cachoeira que remontam a nosso consciente sobre quedas d’água. A monumentalidade permite sentir um contato forte com a natureza e permite momentos de observação sensacionais”, disse Jessica.
Leia também: Definido os shows para o rodeio de Castro que acontece de 15 a 17 de março