Os pais dos estudantes da Escola Municipal Professora Marly Cecília Camargo Chiafitela, localizada na Rua Pégasus, nº 251, no bairro Chapada, estão reclamando de um mau cheiro vindo de um esgoto a céu aberto. O esgoto é originado em residências vizinhas, entretanto, a ligação da tubulação do esgoto passa no terreno da Escola Municipal.
Além do mau cheiro, o esgoto a céu aberto pode transmitir doenças como diarreia, cólera, hepatite A, leptospirose, dengue, febre tifoide e esquistossomose. A contaminação pode ocorrer pelo contato direto com a água suja, pelo contato com o solo contaminado ou pela ingestão de alimentos infectados por moscas que pousam no esgoto.
Leia também: Pitbull e rottweiler atacam cachorro e morador em PG; tutor dos cães foi preso
Uma das mães de um aluno do colégio relatou à reportagem do Portal Boca No Trombone que a situação existe há dois anos. “Desentopem o esgoto. Só que não dá dois meses, ele entope de novo. A Escola já tem dois anos e é sempre assim, então, a gente precisa de realmente uma solução”. Outro problema é o mau cheiro causado pelo esgoto a céu aberto. “Coitadas das crianças tendo que aguentar o mau cheiro”, comenta a mãe.
A reportagem do Portal Boca No Trombone entrou em contato com a Escola Municipal, a Prefeitura e a Sanepar. A Escola foi contatada, todavia, não obtivemos retorno.
A Prefeitura informou que “a Secretaria Municipal de Educação já acionou a Sanepar e solicitou as devidas providências”. Já a Sanepar informou que “no local, há uma rede particular, interna, que está recebendo lançamento irregular de esgoto e água pluvial de imóveis vizinhos aos fundos da Escola. De toda forma, a empresa prestará apoio técnico aos envolvidos – Escola, Prefeitura, Moradores – para orientar e contribuir com uma solução para esta situação”.
Com a supervisão de Kauana Neitzel