A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o TCE-PR, divulgou a avaliação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2024, e o município de Palmeira alcançou uma marca histórica, atingindo 99,9% (selo diamante). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) e a reportagem do Portal BnT também conversou com o prefeito Sérgio Belich.
Conforme a assessoria da prefeitura, o resultado coloca a cidade entre os melhores municípios em termos de transparência no Estado, ficando apenas atrás de 16 cidades que alcançaram a nota máxima de 100%. “A excelente pontuação representa a maior nota já obtida pelo município e reflete o compromisso da gestão municipal em garantir que os dados de interesse público estejam disponíveis de forma eficiente e transparente, facilitando o acesso e a compreensão das ações governamentais. Isso é essencial para o controle social, permitindo que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a aplicação dos recursos públicos e as decisões administrativas”, destaca a assessoria.
“O que impediu a nota máxima foi uma pequena pendência identificada em uma das exigências do índice, que já foi prontamente corrigida. No entanto, a avaliação do ITP foi realizada antes de o ajuste ser concluído, o que resultou na perda de um décimo”, explica a assessoria.
Para a reportagem, o prefeito disse que o número foi conquistado por ser uma promessa de campanha em 2020 e que os principais objetivos como prefeito era transparência. “Ficamos muito orgulhoso de toda nossa equipe que trabalhou muito com honestidade e respeito com a população. Você atingir 99,9% de transparência no 4° ano que vem subindo desde o primeiro ano é gratificante”.
Leia também: Feriado na região: PRF registrou um óbito e 10 acidentes durante operação