O Papa Leão XIV celebrou neste domingo (8) a Missa de Pentecostes diante de uma multidão de mais de 50 mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano. Durante a homilia, o pontífice abordou a violência de gênero, com destaque para os recentes casos de feminicídio, e defendeu a construção de relações mais saudáveis por meio da ação do Espírito Santo.
“O Espírito transforma também os perigos mais ocultos que envenenam as nossas relações, como os mal-entendidos, os preconceitos, as instrumentalizações”, afirmou. O Papa também mencionou os riscos associados a relações baseadas na vontade de dominação. “Penso também – com muita dor – em quando uma relação é infestada pela vontade de dominar o outro, uma atitude que frequentemente desemboca na violência, como infelizmente demonstram os numerosos e recentes casos de feminicídio”, disse.
Segundo ele, a presença do amor divino possibilita o controle das emoções e a superação de impulsos agressivos. “O Espírito Santo faz amadurecer em nós os frutos que nos ajudam a viver relações verdadeiras e saudáveis”, concluiu.
A celebração de Pentecostes marca, na tradição cristã, o envio do Espírito Santo aos apóstolos e simboliza um chamado à fraternidade, ao respeito mútuo e à superação de barreiras espirituais e sociais.
Leia mais: Primavera, por Renata Regis Florisbelo