A Páscoa chegou e movimentou diversas pessoas, tanto para as compras de chocolates e presentes, quanto para a fé, principal razão pela existência da data. O portal BNT preparou uma reportagem especial sobre a celebração.
Comércio
Na área comercial, a projeção de consumo de chocolates é de 13 a 15% maior do que em 2023. Entretanto, o preço médio do produto está mais alto do que no ano passado. Outros itens como peixe e bacalhau também tiveram um aumento no valor de compra.
Nathalia Klippel, estudante, relata a dificuldade de achar ovos de Páscoa a poucos dias da data: “Quem deixa para comprar de última hora, como eu e a minha mãe, está sofrendo para achar presentes. Todo lugar está muito cheio e muitos já estão com o estoque esgotado”, disse.
Fé
Para entender o significado da Páscoa, o portal BNT conversou com líderes católicos (da Diocese de Ponta Grossa) e líderes evangélicos (da Igreja Assembleia de Deus).
O pastor Altair Luiz de Morais, da Assembleia de Deus, destaca que a festa teve origem com os hebreus, antes de Jesus nascer. “A festa da Páscoa já tinha um caráter profético, apontando exatamente para o que chamamos de Páscoa cristã, onde a gente celebra a ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que se trata de um ato indispensável para a nossa fé”, disse.
“Na Páscoa, nós recordamos a memória desta data com mensagens, reuniões específicas, cantatas. Deus deu seu Filho Unigênito para assumir nossos pecados”, reforçou o evangélico.
O Padre Wagner Oliveira, da Diocese de Ponta Grossa, comenta sobre a ressurreição de Cristo, principal motivo da celebração da Páscoa. “A Igreja sempre reconheceu a Páscoa como a passagem da morte para a vida. Jesus tomou sobre si o pecado do mundo e, da morte, nos deu a vida. Então nós celebramos a vida, não a de hoje, mas a vida plena e eterna”, ressalta.
Dom Sérgio Arthur, bispo da Diocese, ressalta que Jesus venceu a morte para nos mostrar que é possível vencê-la. “Cristo, filho de Deus, aceitou passar o túnel escuro da morte, onde todos enfrentamos, para ressuscitar no terceiro dia. E assim, poder comunicar a ressurreição a todos que nele crê”.
Assista a reportagem completa:
Leia também: Problema na bomba do poço afeta abastecimento em Uvaia neste domingo de Páscoa