SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Paraná anuncia R$ 33 milhões para modernização da Santa Casa de Ponta Grossa

O Governo do Paraná confirmou um aporte de R$ 33 milhões para melhorias na Santa Casa de Ponta Grossa, com foco em obras, aquisição de equipamentos e ampliação da estrutura hospitalar. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (19), durante cerimônia na própria unidade. Participaram do evento o governador em exercício, Darci Piana (PSD); o secretário […]

anúncio santa casa
Foto: Igor Rugilo/BnT
Publicidade

O Governo do Paraná confirmou um aporte de R$ 33 milhões para melhorias na Santa Casa de Ponta Grossa, com foco em obras, aquisição de equipamentos e ampliação da estrutura hospitalar. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (19), durante cerimônia na própria unidade.

Participaram do evento o governador em exercício, Darci Piana (PSD); o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; além de lideranças políticas e autoridades regionais.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Durante o anúncio, Darci Piana destacou o impacto do investimento para o fortalecimento da saúde pública.
“Esse investimento é uma demonstração do trabalho que vem sendo feito no Paraná. São recursos aplicados não só em obras, mas principalmente em equipamentos, ampliando a capacidade de atendimento e beneficiando a população”, afirmou.

O governador em exercício também ressaltou a importância da modernização da unidade centenária. “A Santa Casa está sendo recuperada e ampliando sua capacidade para atender o povo de Ponta Grossa e dos Campos Gerais”, disse.

Os recursos serão distribuídos em diferentes frentes. Do total, R$ 10,5 milhões serão destinados à reforma da unidade, incluindo a implantação de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 20 leitos. O pronto atendimento também passará por reestruturação, com seis consultórios, seis leitos de emergência, seis de observação e nove poltronas para medicação.

Com as melhorias, a expectativa é de aumento de aproximadamente 9% na capacidade de atendimento, além da possibilidade de realizar cerca de 1.662 internações anuais na UTI.

Na área oncológica, estão previstos R$ 9,1 milhões para ampliação e modernização do setor, que contará com 14 consultórios, sete leitos de observação, três de emergência e 47 leitos destinados à quimioterapia. A projeção é de crescimento de cerca de 85% na capacidade de atendimento nessa área.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou o esforço conjunto para viabilizar os investimentos e projetar o futuro da unidade.

“Há uma união de esforços para equipar, transformar e projetar um novo futuro para a Santa Casa. A cidade ganha muito com a ampliação da oncologia, novos equipamentos e a previsão de uma nova estrutura”, afirmou. Ele também mencionou o planejamento de expansão. “Já estamos estruturando uma nova etapa, com a construção de um novo bloco e ampliação de leitos para fortalecer ainda mais o atendimento”, complementou.

Já o secretário de Saúde, Beto Preto, reforçou o papel estratégico da Santa Casa no atendimento regional. “O Paraná tem hoje uma das maiores parcerias do Brasil com hospitais filantrópicos. Esse investimento fortalece a capacidade de atendimento, amplia o acesso a consultas, exames e procedimentos e beneficia toda a região dos Campos Gerais”, destacou.

Além das obras e ampliações, parte dos recursos será destinada à aquisição de equipamentos e modernização dos serviços de diagnóstico por imagem, incluindo novos aparelhos.

A iniciativa busca consolidar a Santa Casa como referência regional, ampliando a oferta de atendimentos e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outras cidades.

Confira a reportagem completa do repórter Nilson de Paula aqui:

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →