O Paraná inicia a semana com 23.316 vagas de emprego com carteira assinada abertas nas Agências do Trabalhador e postos avançados em todo o Estado. Os dados foram divulgados pela Coordenação do Trabalho e Emprego (COTE), vinculada à Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, e reforçam a capacidade do estado em gerar oportunidades e conectar empregadores e trabalhadores.
As áreas com maior número de oportunidades continuam sendo a indústria, o comércio e o setor de serviços. Entre os destaques estão:
-
6.119 vagas para alimentador de linha de produção
-
913 para operador de caixa
-
809 para abatedor
-
728 para repositor de mercadorias
Vagas por região
A Região Metropolitana de Curitiba lidera o ranking com 5.939 vagas disponíveis. As funções mais procuradas são para alimentador de linha de produção (390), cobrador interno (343), operador de caixa (284) e auxiliar de logística (281). Somente a Agência do Trabalhador da capital concentra 865 vagas, com destaque para faxineiro (109), auxiliar nos serviços de alimentação (66) e atendente de lojas e mercados (47).
Na sequência, a região de Cascavel soma 4.965 oportunidades, sendo 1.500 delas destinadas a alimentadores de linha de produção, 477 para abatedores e 213 para retalhadores de carne.
A região de Campo Mourão conta com 2.417 vagas abertas, com destaque para 875 oportunidades de alimentador de linha de produção, 290 para trabalhador volante da agricultura e 243 para magarefe.
Em Londrina, são 2.303 vagas disponíveis. Entre elas, 571 são para alimentador de linha de produção, 93 para operador de caixa e 71 para faxineiro.
Já em Foz do Iguaçu, o total chega a 1.836 vagas, com 855 para alimentador de linha de produção, 117 para repositor de mercadorias e 95 para operador de caixa.
Estratégia de capacitação
O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes do Carmo, destaca que o bom desempenho do estado é resultado de uma política focada em qualificação e atendimento eficiente.
“Mais uma vez o Paraná se destaca com milhares de vagas abertas. Isso mostra o dinamismo da nossa economia, mas também o trabalho contínuo da rede pública de intermediação. Temos buscado não apenas anunciar vagas, mas preparar o trabalhador para que ele conquiste essas oportunidades. Esse é o caminho: capacitar, acolher e empregar”, afirma o secretário.
As vagas podem ser consultadas diretamente nas Agências do Trabalhador ou pelos canais oficiais da Secretaria.
Leia mais: Suspeito de tráfico de drogas é preso pela Guarda Municipal em PG