Paraná

Paraná se destaca como líder no crescimento agrícola em 2025

Produção agrícola Boca no Trombone 31092021 – Plantação de trigo região de TibagiPr Foto Gilson AbreuAEN
Foto: Gilson Abreu/AEN
Com previsão de 45,2 milhões de toneladas em 2025, o Paraná liderou o crescimento agrícola no Sul e Sudeste, aponta o IBGE.

A produção agrícola do Paraná deverá registrar o maior crescimento percentual entre os estados das regiões Sul e Sudeste em 2025, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A colheita estimada é de 45,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, um aumento de 20,5% em relação às 37,5 milhões de toneladas produzidas em 2024. O estado deve representar 14% da produção nacional.

A soja, principal cultura do estado, deverá crescer 20% em 2025, atingindo 22,4 milhões de toneladas, frente às 18,6 milhões de 2024. O milho também terá forte expansão, passando de 15,1 milhões para 18,2 milhões de toneladas, com aumento de 20,6%. Outros produtos, como trigo, feijão e arroz, também devem registrar avanços expressivos, contribuindo para o resultado positivo.

“Devemos considerar que um aumento de 10% do PIB agropecuário, o que não é exagerado no atual cenário, pode acrescentar quase um ponto percentual ao crescimento de toda a economia do Estado, conforme apontam os estudos do Ipardes”, destacou Jorge Callado, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Entre os estados do Sul e Sudeste, São Paulo aparece em segundo lugar no crescimento projetado, com 17,9%, seguido por Rio Grande do Sul (16,2%) e Minas Gerais (7%). No cenário nacional, o Paraná terá o segundo maior avanço em relação ao mês anterior, com aumento de 53 mil toneladas, atrás apenas do Tocantins, que teve incremento de 71 mil toneladas. O Mato Grosso, maior produtor nacional, mantém a liderança em volume absoluto, com estimativa de 93,5 milhões de toneladas em 2025, representando 28,9% da safra brasileira.

Em 2024, o Paraná já apresentou crescimento expressivo na produção agrícola, com destaque para a soja, que alcançou 18,6 milhões de toneladas, ocupando o segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Mato Grosso. A participação do estado na produção nacional foi de 12,8%.

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) também divulgou dados sobre a safra paranaense, que diferem das estimativas do IBGE devido a metodologias distintas. Segundo o Deral, a expectativa é de 22,2 milhões de toneladas de soja em 2025, com 83% da área plantada em boas condições e 15% em estado mediano.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

Leia também: Projeto MBM Ponta Grossa promove seletiva de futsal feminino em fevereiro

 

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão de hoje (20) Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16)