A produção agrícola do Paraná deverá registrar o maior crescimento percentual entre os estados das regiões Sul e Sudeste em 2025, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A colheita estimada é de 45,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, um aumento de 20,5% em relação às 37,5 milhões de toneladas produzidas em 2024. O estado deve representar 14% da produção nacional.
A soja, principal cultura do estado, deverá crescer 20% em 2025, atingindo 22,4 milhões de toneladas, frente às 18,6 milhões de 2024. O milho também terá forte expansão, passando de 15,1 milhões para 18,2 milhões de toneladas, com aumento de 20,6%. Outros produtos, como trigo, feijão e arroz, também devem registrar avanços expressivos, contribuindo para o resultado positivo.
“Devemos considerar que um aumento de 10% do PIB agropecuário, o que não é exagerado no atual cenário, pode acrescentar quase um ponto percentual ao crescimento de toda a economia do Estado, conforme apontam os estudos do Ipardes”, destacou Jorge Callado, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Entre os estados do Sul e Sudeste, São Paulo aparece em segundo lugar no crescimento projetado, com 17,9%, seguido por Rio Grande do Sul (16,2%) e Minas Gerais (7%). No cenário nacional, o Paraná terá o segundo maior avanço em relação ao mês anterior, com aumento de 53 mil toneladas, atrás apenas do Tocantins, que teve incremento de 71 mil toneladas. O Mato Grosso, maior produtor nacional, mantém a liderança em volume absoluto, com estimativa de 93,5 milhões de toneladas em 2025, representando 28,9% da safra brasileira.
Em 2024, o Paraná já apresentou crescimento expressivo na produção agrícola, com destaque para a soja, que alcançou 18,6 milhões de toneladas, ocupando o segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Mato Grosso. A participação do estado na produção nacional foi de 12,8%.
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) também divulgou dados sobre a safra paranaense, que diferem das estimativas do IBGE devido a metodologias distintas. Segundo o Deral, a expectativa é de 22,2 milhões de toneladas de soja em 2025, com 83% da área plantada em boas condições e 15% em estado mediano.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Leia também: Projeto MBM Ponta Grossa promove seletiva de futsal feminino em fevereiro