Paraná

Paraná se destaca em rapidez para abertura de empresas

O Estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional, com consulta de viabilidade de nome realizada em apenas 53 segundos e tempo médio de registro de 1 hora e 58 minutos Boca no Trombone O Estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional, com consulta de viabilidade de nome realizada em apenas 53 segundos e tempo médio de registro de 1 hora e 58 minutos
Gabriel Rosa/AEN
O Estado ocupa o 2º lugar no ranking nacional, com consulta de viabilidade de nome realizada em apenas 53 segundos e tempo médio de registro de 1 hora e 58 minutos

O Paraná continua a se consolidar como um dos estados mais ágeis do Brasil para abertura de empresas. De acordo com o relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), divulgado nesta quarta-feira (2), um empreendedor leva, em média, apenas 53 segundos para consultar a viabilidade de nome de uma empresa no estado. O tempo é significativamente inferior à média nacional, que é de 1 hora e 12 minutos.

Esse desempenho colocou o Paraná entre os cinco estados mais rápidos do país nesse quesito, ao lado de Pernambuco, Rondônia, Tocantins e Piauí. Entre esses, o Paraná se destacou pelo maior volume de processos analisados, totalizando 7.143 apenas no mês de março. Em fevereiro, o estado ocupava a 9ª posição no ranking.

Liderança no tempo de registro

Outro avanço apontado pelo relatório foi no tempo médio de registro de empresas. O Paraná saltou do 5º para o 1º lugar no ranking nacional, com um tempo médio de 1 hora e 58 minutos para a conclusão desse processo. O tempo representa uma grande diferença em relação a outros estados, como São Paulo, que ocupa a última posição na lista e chega a levar 30 horas e 40 minutos para concluir o registro empresarial.

Tempo total de abertura de empresas

A soma dos tempos de consulta de viabilidade e registro garantiu ao Paraná a manutenção da 2ª colocação no ranking principal que mede a agilidade das juntas comerciais estaduais. Em março, o estado levou 9 horas e 29 minutos, em média, para concluir a abertura de uma empresa, ficando atrás apenas de Sergipe, que lidera com uma média de 8 horas e 4 segundos.

No contexto nacional, o tempo médio para abertura de empresas em março foi de 1 dia e 4 horas. Oito estados ainda levam mais de um dia para concluir o processo, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.

Esforço conjunto

O bom desempenho do Paraná é resultado de um trabalho integrado entre a Jucepar, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, e os órgãos parceiros no processo de registro empresarial. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, destaca que o estado tem se preparado cada vez mais para receber novos empreendedores.

“O Paraná está pronto para quem quiser empreender. Estamos transformando a cultura do serviço público e colocando o empreendedor no centro das nossas ações”, afirma Rigoni. “No mês de março, mantivemos o segundo melhor tempo do país, mesmo com o volume expressivo de mais de 7 mil aberturas”, complementa.

Com esse ritmo acelerado e um sistema cada vez mais eficiente, o Paraná segue consolidando sua posição como referência nacional na agilidade para abertura de empresas, facilitando a vida de empreendedores e impulsionando a economia local.

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG Dois municipios passam por obras de duplicação e pavimentação PCPR prende suspeito de matar motorista por engano Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais.