Paraná

Paraná sedia Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate pela primeira vez

Foto: CBMPR
Dos quatorze cães participantes do Paraná, sete são de Curitiba, quatro de Londrina, dois de Cianorte e um de Telêmaco Borba

Pela primeira vez o Paraná vai abrigar uma Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate. O evento será em Cianorte entre os dias 6 e 9 de maio.

Está prevista a participação de 17 binômios (nome dado à dupla composta pelo condutor e o animal), sendo 14 do Paraná, dois de Rondônia e um de Pernambuco.

Eles vão passar por uma série de provas e, se forem aprovados, receberão uma certificação válida em todo território brasileiro com duração de dois anos para o trabalho em situações de apoio em grandes desastres.

Certificação

A certificação é regulada pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc), do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM). O principal objetivo é servir como um selo de qualidade, nivelando os requisitos mínimos esperados, o que ajuda em operações complexas como Brumadinho, Petrópolis e Vale do Taquari.

Dos 14 participantes do Paraná, sete são de Curitiba, quatro de Londrina, dois de Cianorte e um de Telêmaco Borba. Os candidatos à certificação serão avaliados por cinco árbitros – dois do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, dois do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e um da corporação do Mato Grosso do Sul.

“A certificação de cães de busca e resgate é extremamente importante ao Corpo de Bombeiros porque é uma forma de garantir um padrão de qualidade nas respostas e ocorrências que envolvam a necessidade de emprego dos cães”, explicou o tenente Daniel Kaneko, do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR).

O tenente ressalta as vantagens da parceria com os animais. “Eles têm uma capacidade olfativa muito superior à nossa, podem acessar áreas de difícil acesso e cobrem muito mais áreas em menos tempo do que nós, sendo muito eficientes na localização de vítimas”, analisou. “O sucesso nas provas, que simulam ocorrências, seja em escombros ou áreas afetadas por deslizamentos de terra, demonstram que o treinamento atingiu aquilo que se espera na vida real”.

Leia também: Prefeitura de PG transforma três postos de saúde em unidades exclusivas para dengue 24h

 


AEN

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone