Destaque Ponta Grossa

Paróquia realizará procissão do Círio de Nazaré em ruas de PG

círio nazaré andor Boca no Trombone
O Círio de Nazaré na capela do Jardim Pontagrossense será em forma de procissão luminosa, com início marcado para às 19 horas, deste sábado (07)

Considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, o Círio de Nazaré no Pará começou ontem (05) com a primeira das 14 romarias, um percurso que totalizará, este ano, 200 quilômetros e deve reunir no domingo, dia da santa, cerca de dois milhões de devotos. Na região, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem a única capela com esse título na Diocese de Ponta Grossa. Bem mais modesto, em Ponta Grossa, o Círio reúne cerca de 300 pessoas, nos perto de três quilômetros de seu trajeto.

O Círio de Nazaré na capela do Jardim Pontagrossense será em forma de procissão luminosa, com início marcado para às 19 horas, deste sábado (07). “A procissão é semelhante a que acontece em Belém: tem o andor com a imagem de Nossa Senhora na frente, com as cordas no seu entorno. O pessoal vai segurando a corda ao caminhar, não larga por nada e, ao final, são cortados pedaços da corda e o devoto leva para casa como recordação e como sinal que a pessoa vai alcançar a graça. Temos relatos de várias graças alcançadas por muitas pessoas”, explica o diácono Jeferson André Kruger Correa.

A procissão tem de dois quilômetros e meio a três quilômetros de extensão, passando pelas vilas que compõem o território da capela. Deve durar uma hora e meia. “Está sendo pedido que todos tragam balões brancos”, acrescenta o diácono.

De acordo com Correa, uma das capelas da paróquia, a antiga ‘Maria Nossa Mãe’, passou a se chamar ‘Nossa Senhora de Nazaré’ em homenagem ao padre João Holanda, pároco falecido em abril de 2022, e que era muito devoto da santa. “Como Capela Maria Nossa Mãe percebemos que não existe imagem própria desse título e nem dia para se comemorar a padroeira. Foi então que padre Edemar, junto com o Conselho Pastoral Paroquial resolveu homenagear o padre João Holanda, que tinha muita devoção e amor a Nossa Senhora de Nazaré”, detalha.

Para festejar a padroeira, estão acontecendo novenas diárias. No domingo, ocorre a tradicional cavalgada, saindo da Matriz em direção à capela, onde será celebrada uma missa sertaneja festiva, às 10h30. Padre Edemar presidirá a celebração, ao lado do diácono Jeferson Correa. Logo depois da missa, será servido churrasco. Os convites estão sendo vendidos a R$ 80.

círio nazaré cavalgada Boca no Trombone

Leia também: Golpistas usam nome de seguradora de PG para aplicar estelionato em todo o país

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)