Paraná

‘Patrimônio em Miniatura’ percorre quatro cidades no PR e alcança 700 pessoas

WhatsApp Image 2024-05-24 at 10.49.55 (1) Boca no Trombone
Assessoria
O projeto alcançou mais de 700 pessoas, as conectando com a história e as narrativas desses imóveis

Entre os dias 11 e 22 de maio, o espetáculo “Patrimônio em Miniatura” fez temporada percorrendo as cidades de Ponta Grossa, Paranaguá, Matinhos e Jaguariaíva, no estado do Paraná. O projeto de teatro lambe-lambe, composto por quatro caixas que representam imóveis tombados em miniatura, foi apresentado em diversos espaços e instituições públicas com grande êxito.

O projeto alcançou mais de 700 pessoas, as conectando com a história e as narrativas desses imóveis. Essa iniciativa contribuiu para a formação cultural da nossa sociedade e para a valorização do pertencimento regional, além da intermunicipalidade cultural.

Leia também: UEPG abre processo seletivo para contratação de professores

Em oito apresentações, foram destacados quatro importantes patrimônios que compõem a identidade da cidade de Ponta Grossa, assim como o trabalho dos artistas responsáveis por cada caixa: a Casa do Divino (Renan Sota), a Estação Saudade (Viviane Oliveira), a Arquibancada do Hipódromo (Bya Paixão) e o Clube Literário e Recreativo 13 de Maio (Carlos Alexandre).

O público foi diversificado, incluindo pessoas de diferentes classes sociais, gêneros, raças, orientações sexuais, neurotípicas e neurodivergentes, com destaque para pessoas autistas. Ao final, as parabenizações deixaram nos artistas a sensação de dever cumprido. O público frequentemente se emocionou, chegando às lágrimas durante o espetáculo, especialmente ao assistir à caixa da Casa do Divino, que narra uma saga de fé significativa para muitos.

No enredo das caixas ainda pode-se encontrar a resistência da população afro para construir um clube literário e recreativo nos Campos Gerais, as histórias fantasmagóricas das corridas de cavalo do jóquei e os encontros e desencontros da estação ferroviária que tem Saudade até no nome.

O espetáculo “Patrimônio em Miniatura”, juntamente com outros espetáculos de animação, poderá ser visto novamente durante o I Festival de Teatro Lambe-lambe de Ponta Grossa que ocorrerá no segundo semestre de 2024 e que promete inúmeras atrações e artistas renomados da área.

O projeto é realização de Grupo Dupla de Dois e Coletivo Cacareco, apoio da Prefeitura de Paranaguá, Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá e Prefeitura Municipal de Matinhos, com o incentivo da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa através da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.

WhatsApp Image 2024-05-24 at 10.49.55 (2) Boca no Trombone
Assessoria
WhatsApp Image 2024-05-24 at 10.49.55 Boca no Trombone
Assessoria

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Fim da espera! Previsão do Tempo. Informações da Feira Verde Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira