SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 18°C
Publicidade
Ponta Grossa

‘Pessoas só aprendem pela dor’, diz Teka dos Animais ao cobrar punição contra maus-tratos em Ponta Grossa

Teka dos Animais cobra punições mais rígidas contra maus-tratos a animais em Ponta Grossa e reforça importância da denúncia.

‘Pessoas só aprendem pela dor’, diz Teka dos Animais ao cobrar punição contra maus-tratos em Ponta Grossa
Foto: BNT
Publicidade

A discussão sobre maus-tratos a animais em Ponta Grossa voltou ao centro do debate após a vereadora Teka dos Animais afirmar, em entrevista ao BnT News, que “as pessoas só aprendem pela dor”, ao defender punições mais rígidas contra quem comete crimes de crueldade no município.

Últimas de Ponta Grossa e região

Durante a entrevista, a parlamentar destacou que o objetivo da proteção animal não é apenas retirar o animal de uma situação de risco, mas garantir que ele passe a viver com dignidade e qualidade.

“Tirar um animal de um lugar é para levar para um lugar melhor, onde ele receba o melhor cuidado possível”, afirmou.

Ela ressaltou que todos os animais, tenham tutor ou não, devem receber atendimento adequado, com alimentação, higiene, água e respeito. Segundo Teka, esses princípios estão diretamente ligados às chamadas cinco liberdades dos animais, base da legislação de proteção.

COBRANÇA POR RESPONSABILIDADE

A vereadora também fez críticas à qualidade de serviços prestados no atendimento animal no município, reforçando que profissionais remunerados precisam atuar com comprometimento.

“Quem recebe para isso tem que vestir a camisa e dar o seu melhor. Eu sempre trabalhei corretamente e nunca vou compactuar com coisas erradas”, disse.

A vereadora destacou ainda sua atuação voluntária ao longo de duas décadas na causa animal, reforçando que a cobrança não é individual, mas em defesa de toda a população de Ponta Grossa.

DENÚNCIA E IMPUNIDADE

O ponto mais contundente da fala foi ao abordar a impunidade em casos de maus-tratos. Para a vereadora, a falta de punição contribui para a repetição dos crimes.

“A maioria das pessoas, infelizmente, aprende pela dor. Então nós vamos ter que começar a punir drasticamente essas pessoas”, declarou.

Ela também alertou para o aumento do abandono de animais na cidade, classificando a situação como preocupante e defendendo campanhas educativas mais efetivas por parte do poder público.

COMO DENUNCIAR MAUS-TRATOS

A vereadora reforçou que a população deve denunciar qualquer suspeita de maus-tratos.

“Os animais não têm voz, mas nós temos. Não tenham medo de denunciar”, afirmou.

Em Ponta Grossa, as denúncias podem ser feitas para:

  • Grupamento de Atenção aos Maus-Tratos Animais (GAMA), da Guarda Civil Municipal;
  • Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), da Fundação Municipal de Saúde;

Casos envolvendo clínicas veterinárias também podem ser encaminhados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

O município conta ainda com a Lei nº 12.777/2017, que institui o Código Municipal de Proteção aos Animais, estabelecendo normas e punições para garantir o bem-estar animal.

Veja mais

Semana da Cultura destaca premiações e segue com programação até sexta (18)

Luísa de Andrade
Autoria
Luísa de Andrade
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência em produção de conteúdo jornalístico, apuração de pautas e cobertura de temas de interesse público. Atua na elaboração de reportagens multimídia, produção de textos informativos e cobertura de eventos, com foco em jornalismo local.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →