SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Política

PG aprova política de combate ao desperdício de alimentos

Câmara de Ponta Grossa aprova política contra o desperdício de alimentos e cria selo Doador de Alimentos para incentivar doações

PG aprova política de combate ao desperdício de alimentos
CMPG
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta segunda-feira (01), o Projeto de Lei nº 383/2025, que institui a Política Municipal de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos (PMCPDA). A proposta, apresentada pelo vereador Dr. Erick (PV), recebeu 18 votos favoráveis e estabelece diretrizes municipais para reduzir impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes do desperdício.

Entre os princípios da política estão: visão sistêmica do desperdício e suas consequências; respeito e promoção do direito humano à alimentação; conscientização de produtores, distribuidores e da população; incentivo ao consumo sustentável; cooperação entre entes públicos e privados; além do fortalecimento do Banco de Alimentos municipal. O texto também prevê apoio a soluções como aplicativos e plataformas digitais para facilitar microcoletas.

Ao defender o projeto, Dr. Erick destacou a relevância da iniciativa. “A proposta contribui para o fortalecimento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, ao mesmo tempo em que reduz impactos ambientais e sociais decorrentes do desperdício. Além disso, incentiva a responsabilidade social de estabelecimentos comerciais e produtores, estimulando a solidariedade e o engajamento com instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma o vereador.

A política determina que programas de combate ao desperdício devem adotar estratégias como: incentivo a pesquisas sobre a dimensão do problema; capacitação de profissionais envolvidos na cadeia produtiva; disseminação de informações à população; fortalecimento da educação alimentar no ensino fundamental e médio; e aproveitamento de alimentos impróprios ao consumo humano em outras atividades, como compostagem e geração de biomassa.

Leia: Tempo abafado segue em PG e região nesta terça; há previsão para pancadas de chuva

Outro ponto central é a criação do selo “Doador de Alimentos”, que será válido por dois anos e poderá ser concedido a estabelecimentos comerciais, produtores rurais, cooperativas e associações. O selo será entregue a quem realizar doações a bancos de alimentos, instituições receptoras ou diretamente a beneficiários, desde que os produtos estejam dentro das normas de qualidade e validade. Alimentos sem condições adequadas poderão ser destinados à compostagem ou à produção de energia.

Com a aprovação, Ponta Grossa avança na construção de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e à redução do desperdício, reforçando o papel da cidade na promoção de práticas sustentáveis.

Conheça o nosso canal no Youtube.

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →