Edit Template
Política Ponta Grossa

PG aprova vagas para mulheres vítimas de violência

Câmara de PG Boca no Trombone Câmara de PG
Câmara de Ponta Grossa aprova PL que exige contratação de mulheres vítimas de violência doméstica por empresas prestadoras de serviços
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei nº 246/2025, de autoria da vereadora Enfermeira Marisleidy (PMB), que altera a Lei nº 14.668/2023 e amplia as regras sobre a contratação de mulheres em situação de violência doméstica e familiar pelas empresas que prestam serviços à Administração Direta e Indireta do Poder Executivo municipal.

As situações de violência doméstica são definidas pela Lei Federal nº 11.340/2006, a conhecida Lei Maria da Penha. Com as mudanças, os contratos de prestação de serviços deverão reservar pelo menos 10% das vagas em empresas com 26 ou mais funcionários para mulheres em vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e familiar.

Critérios e encaminhamento das candidatas

Segundo o texto aprovado, as mulheres contempladas deverão estar acompanhadas pela Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e/ou ter processo judicial em andamento.
As contratações serão intermediadas pelos órgãos da Rede, por meio do formulário “Empregabilidade para a Mulher em Situação de Violência”. Após o preenchimento, as candidatas serão encaminhadas ao Serviço Social da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, responsável por conectar as participantes às empresas contratantes.

Inclusão e prazos de adequação

O projeto também garante que as vagas sejam destinadas a mulheres trans, travestis e outras identidades de gênero feminino, dando prioridade às mulheres pretas e pardas.
As empresas prestadoras de serviços contratadas pelo Município terão 180 dias, após a sanção da lei, para se adequar às novas exigências.

Origem do projeto

De acordo com a vereadora Enfermeira Marisleidy (PMB), as alterações são resultado de estudos realizados pela Procuradoria da Mulher da Câmara em conjunto com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O objetivo é fortalecer as políticas públicas de autonomia financeira e reinserção social das vítimas.

Conheça o nosso canal do Youtube aqui.

Leia aqui: Chuva de meteoros poderá ser vista em Ponta Grossa e todo Brasil nesta quinta-feira (23)

Publicidade

About the author

João Maciel

João Maciel

Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.