Ponta Grossa

PG registrou apenas 13% da chuva esperada em junho. Mês foi extremamente seco no Paraná

Atuação de bloqueios atmosféricos, com formação de uma extensa massa de ar seca e quente sobre a maior parte do Estado, impediu o avanço das chuvas

O mês de junho foi extremamente seco no Paraná. A atuação de bloqueios atmosféricos com formação de uma extensa massa de ar seca e quente sobre a maior parte do Estado impediu o avanço das chuvas, culminando em um mês praticamente sem registro de precipitações.

As anomalias de precipitação foram inferiores à média histórica em todas as regiões do Estado. A média estadual de precipitação foi de 44,8 mm, sendo que a média histórica é de 115,5 mm.

De acordo com o Simepar, a chuva registrada em junho de 2024 em Ponta Grossa foi de 13,4 mm. O instituto aponta que a média para o mês é de 102,5 mm. Na região, foram registrados 21mm, quando o esperado era de 110mm.

TEMPERATURAS ALTAS 

As temperaturas foram elevadas para a época, especialmente as máximas, com valores muito acima da média histórica em todo o Estado, devido à presença do forte bloqueio atmosférico que persistiu durante todo o mês.

Somente no fim do mês houve atuação de uma forte massa polar que provocou geadas em diversas regiões do Paraná. A menor temperatura registrada foi de -3,5ºC no dia 30/06 no município de General Carneiro.

Com informações do Simepar e do IDR-PR

Leia também: APP-Sindicato intensifica movimento ‘Não Venda a Minha Escola’ contra o governo estadual


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone