O Observatório Nacional dos Direitos Humanos registrou 570 pessoas em situação de rua em Ponta Grossa em 2023, um aumento significativo em comparação com os 255 registros em 2021. Pensado para este público, a Prefeitura Municipal, em parceria com entidades voluntárias, vai realizar a Feira da Cidadania nesta sexta-feira (23), das 9h às 16h, no estacionamento da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG).
A Feira oferecerá uma variedade de serviços gratuitos, incluindo atendimento do Cras Móvel com Consultório de Rua e Casa da Mulher, serviços da Agência do Trabalhador, orientações sobre habitação pela Defensoria Pública, Ônibus da Vacina, banho solidário, cortes de cabelo e distribuição de roupas.
“Precisamos reivindicar ações concretas para garantir cidadania e dignidade às pessoas que estão nesta situação de vulnerabilidade”, afirma Leonildo José Monteiro Filho, presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) e voluntário do evento.
A Feira da Cidadania faz parte da Semana da Luta da População em Situação de Rua, que também relembra o “Massacre da Sé” ocorrido em 19 de agosto de 2004, quando ataques contra pessoas em situação de rua resultaram na morte de sete indivíduos em São Paulo (SP).
Leia mais: Com mais de 500 pessoas em situação de rua, prefeitura de PG estuda políticas públicas
Além da ação na FASPG, a semana inclui panfletagem no Calçadão e Terminal Central, um evento no Cine Teatro Ópera com a apresentação do documentário “A Rua Existe e Resiste”, e atividades internas nos serviços atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Serviço
Feira da Cidadania
Local: Estacionamento da FASPG, R. Joaquim Nabuco, 59 – Uvaranas
Horário: Das 9h às 16h