Destaque Esportes

Piloto de 13 anos vai representar PG em competição internacional de motocross da Yamaha

Daniel já havia se destacado como piloto de motocross em 2023, conquistando o 3º lugar geral no Campeonato Paranaense de Motocross

O talentoso piloto de apenas 13 anos, Daniel Tomelin, natural da cidade de Ponta Grossa, foi selecionado para competir na primeira temporada do Yamaha R15 bLU cRU Latin America 2024. A competição, que reuniu 45 pré-selecionados, destacou 15 jovens pilotos que farão história no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia-GO, estreando em abril de 2024.

Daniel, que já havia se destacado como piloto de motocross em 2023, conquistando o 3º lugar geral no Campeonato Paranaense de Motocross na categoria MXJR 150cc e o 4º lugar geral na categoria MX2JR, agora alça voos mais altos na motovelocidade.

Leia também: Jovem enxadrista vai representar PG no maior torneio de xadrez da américa latina

O piloto ponta-grossense participou da seletiva Yamaha R15 bLU cRU Latin America em agosto de 2023 no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel, iniciando sua jornada na motovelocidade. Após ser aprovado na primeira fase, Daniel intensificou seus treinos e, em dezembro de 2023, foi selecionado como piloto oficial da categoria no Autódromo Fazenda Capuava em Indaiatuba-SP.

A seletiva final, realizada em 15 de dezembro de 2023 no Autódromo Fazenda Capuava, anunciou os 15 pilotos selecionados para o grid de 2024, e Daniel Tomelin figura entre os jovens talentos que competirão no campeonato:

  • Alice Matos – 12 anos – Belém (BRA)
  • Benjamim Peralta – 12 anos – San Carlos Centro (ARG)
  • Caua Aníbal – 11 anos – São Paulo (BRA)
  • Celi Patrício – 12 anos – Buenos Aires (ARG)
  • Daniel Tomelin – 13 anos – Ponta Grossa (BRA)
  • Enzo Ximenes – 11 anos – São Paulo (BRA)
  • Henri Oliveira Krug – 11 anos – Porto Alegre (BRA)
  • Miguel Garcia – 9 anos – São Paulo (BRA)
  • Murilo Miwa – 9 anos – Jundiaí (BRA)
  • Pedro Lobo – 14 anos – Campo Grande (BRA)
  • Pedro Miguel – 12 anos – Rio Negro (BRA)
  • Salvador Cassini – 13 anos – San Carlos Centro (ARG)
  • Santiago Vogel – 12 anos – Puerto Rico (ARG)
  • Valentino Milone – 12 anos – Buenos Aires (ARG)
  • Yan Garcia – 10 anos – Porto Alegre (BRA)

O Yamaha R15 bLU cRU Latin America é um campeonato homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). As seis etapas de 2024 ocorrerão nos mesmos locais do Moto1000GP (Brasileiro de Motovelocidade) e do consagrado Yamalube R3 bLU cRU América Latina.

As motos YZF-R15 da competição são padronizadas, com motor igual para todos e ajustes específicos, tornando o sorteio das máquinas um evento no fim de semana de corrida. O campeonato, que exige investimentos obrigatórios da Yamaha para garantir a segurança dos autódromos, contará com equipamentos de segurança Alpinestars e NORISK para todos os pilotos.

A mãe de Daniel, Janete Tomelin, falou com o portal BNT e contou com entusiasmo o orgulho de ter seu filho na competição mais importante da américa latina nesta modalidade. Ouça abaixo:


    Lucas Portela

    Lucas Portela

    Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

    Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

    Comentar

    Clique aqui para comentar

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone