Campos Gerais Destaque

Piraí do Sul lança programa “Feira Verde Piraí”

Reprodução
As coletas estão programadas para ocorrer em diferentes locais e datas. As pessoas podem levar materiais recicláveis para trocar por frutas e verduras.

A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul lança neste mês de agosto o Programa “Feira Verde Piraí”.

As primeiras coletas estão agendadas para o dia 31, às 9h30 no Alto da XV, em frente ao Cmei Cecília Born Alves e às 14h30 no Campo de Futebol da Vila Dalcol.

Com o programa, a população poderá trocar o material reciclável (papel, papelão, vidro, metais, isopor, entre outros) por frutas, legumes, verduras e demais alimentos produzidos através da agricultura familiar.

Para participar, o cidadão deve levar o material reciclável ao ponto de troca, recebendo uma quantidade de produtos hortifrutigranjeiros. A cada 4 quilos de reciclado a pessoa receberá 1 quilo de alimento.

A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento destaca que o material deve ser entregue limpo, sem resíduos, e se possível separado por tipo. Cada pessoa poderá levar um volume máximo de 40 quilos de reciclável. Outro fato importante, é que o munícipe precisará ter o próprio recipiente (sacola ou caixa, por exemplo) para levar para casa seus alimentos.

“Esperamos que a população gradativamente adquira o hábito de usar o programa, separando e guardando corretamente o material reciclável para trocar por alimentos de excelente qualidade”, declarou o secretário Luciano Solek.

O programa tem três pilares principais: preservação do meio ambiente para evitar que o lixo seja lançado de forma irregular na natureza; – incentivo a uma alimentação de qualidade, dando à comunidade o acesso a um alimento saudável; e o fomento da economia, pois incentiva as atividades dos produtores rurais da agricultura familiar do município.

“Acredito firmemente que o programa “Feira Verde Piraí” é um passo importante em direção a um futuro mais sustentável, saudável e próspero para nossa querida Piraí. É uma prova do nosso compromisso contínuo em construir uma comunidade mais resiliente e consciente. Agradeço novamente a todos os envolvidos por tornarem este programa uma realidade”, afirmou o prefeito Henrique Carneiro.

MAIS INFORMAÇÕES:

>> Quais materiais podem ser trocados?

– Metais (latas, panelas, alumínio, etc);

– Plásticos (Plásticos finos, garrafas pet, etc);

– Vidros (garrafas, vidros de conserva, etc);

– Papel e papelão;

– Isopor e Caixa de Leite (longa vida).

>>Como o material reciclável deverá ser entregue?

O reciclável será entregue limpo, sem resíduos e se possível, separado por tipo. A pessoa que entregar com esse capricho, será premiada com um brinde (maço de cheiro verde, maço de espinafre, alface), a título de incentivo. Independente do volume de reciclável entregue.

>> Acondicionamento dos alimentos

Os munícipes deverão levar o seu próprio recipiente (sacola, caixa) para receber os alimentos.

Calendário de Eventos:

>> Dia 31/08

– 09:30 às 10:30: Alto da XV, em frente ao Cmei Cacilda/Novo Detran

– 14:30 às 15:30: Vila Dalcol, em frente ao campo de futebol

>> Dia 14/09

– 09:30 às 10:30: Alto da XV, em frente ao Cmei Cacilda/Novo Detran

– 14:30 às 15:30: Vila Dalcol, em frente ao campo de futebol

>> Dia 28/09

– 09:30 às 10:30: Alto da XV, em frente ao Cmei Cacilda/Novo Detran

– 14:30 às 15:30: Vila Dalcol, em frente ao campo de futebol

Leia também: Projeto ‘Glória do Meu Quilombo’ leva história para colégios de PG


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone