Destaque Policial

Polícia Civil faz orientações diante de ameaças de ataques em escolas

bc4ad8cd7e5dd038cd13714db5ed2272 Boca no Trombone Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diante das publicações em redes sociais sobre ameaça de massacres em instituições de ensino, a Polícia Civil do Paraná em conjunto por meio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil (Nuciber), realizou um material de orientação para a população.

A Polícia pede cuidado com o efeito contágio. “Ao compartilhar notícias de massacre ou de possível atentado, seja por texto, fotos, áudios ou qualquer material, isso pode encorajar algum infrator à concretizar o ataque. A história nos mostra que esse é um meio de aumento de casos. Mas, fique calmo(a), a maioria dos casos são fake news criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas”.

Leia também: Medidas estão sendo tomadas após suposta mensagem de ataque em colégios de Castro

Sobre orientação é que “os pais monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como quais redes sociais eles usam e seus perfis utilizados. Também recomendamos criar o hábito de sempre verificar o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola, o que estão carregando na mochila. Por fim, conversem com seus filhos e expliquem o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, pois poderá ser responsabilizado por ato infracional caso anuncie de forma falsa que irá ocorrer algum massacre”.

Denúncias

Todas as denúncias referentes ao Paraná estão sendo investigados pela Polícia Civil. Adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos, e irão responder criminalmente por seus atos.

Se a ameaça de ataque ou massacre for publicada na internet e se tratar de escola, colégio, hospitais e faculdade situados em Curitiba, entre em contato com o Nuciber. Se a instituição de ensino for na região metropolitana de Curitiba ou cidade do interior do Paraná, entre em contato com a delegacia local, ou utilize o disque-denúncia 181.

Por fim, a polícia lembra que “tire print da mensagem com a ameaça de maneira que seja possível identificar o número de telefone ou o perfil da rede social do ameaçador, bem como demais dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça”.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica