O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Dr. Remy Deiab Jr., concedeu entrevista ao BNT News nesta terça-feira (24), para anunciar a criação do Comitê de Destinação Solidária do Imposto de Renda no município. A iniciativa reúne representantes da Prefeitura, conselhos municipais e entidades da sociedade civil para incentivar o uso legal da destinação de parte do IR a fundos que atendem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Segundo o delegado, apesar de Ponta Grossa ter um potencial de até R$ 40 milhões em recursos passíveis de destinação solidária em 2025, apenas cerca de R$ 2 milhões foram efetivamente destinados até agora — ou seja, cerca de 7% do total. Municípios vizinhos como Arapoti e Castro já chegam a 20%.
“A ideia do comitê é unir os esforços, dar transparência, melhorar o fluxo de recursos e criar um portal público que mostre quanto foi destinado, para quais projetos, e se as entidades prestaram contas”, afirmou Deiab Jr.
Ele explicou que pessoas físicas que fazem a declaração completa do Imposto de Renda podem destinar até 6% do imposto devido — sendo 3% para fundos da criança e adolescente, e 3% para fundos da pessoa idosa. Já as empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1%.
O delegado destacou ainda que essa destinação não gera custo extra ao contribuinte. Quem tem imposto a pagar realoca parte do valor para os fundos, e quem tem a restituir recebe a restituição acrescida do valor destinado, corrigido pela taxa Selic.
O projeto conta com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, da Câmara Municipal — que já aprovou a criação de uma Semana da Destinação Solidária do IR, no mês de março — e dos conselhos municipais responsáveis pela gestão dos fundos.
“Estamos trabalhando de forma séria e transparente. O objetivo é claro: aumentar os repasses, fiscalizar com rigor e transformar vidas com os recursos que já existem”, concluiu o delegado.
O Comitê de Destinação Solidária terá reuniões periódicas e buscará promover eventos, palestras e campanhas de conscientização para alcançar mais contribuintes e empresários da região.
Leia mais: Veja qual é a primeira loja confirmada no novo Shoping Plaza Campos Gerais em PG
Comentar