Ponta Grossa

Ponta Grossa cria Comitê de Destinação do IR Solidário

Delegado da Receita, Dr. Remy Deiab Jr., anuncia Comitê para ampliar destinação do IR a fundos sociais e fortalecer apoio a crianças, idosos e entidades locais

O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Dr. Remy Deiab Jr., concedeu entrevista ao BNT News nesta terça-feira (24), para anunciar a criação do Comitê de Destinação Solidária do Imposto de Renda no município. A iniciativa reúne representantes da Prefeitura, conselhos municipais e entidades da sociedade civil para incentivar o uso legal da destinação de parte do IR a fundos que atendem crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

Segundo o delegado, apesar de Ponta Grossa ter um potencial de até R$ 40 milhões em recursos passíveis de destinação solidária em 2025, apenas cerca de R$ 2 milhões foram efetivamente destinados até agora — ou seja, cerca de 7% do total. Municípios vizinhos como Arapoti e Castro já chegam a 20%.

“A ideia do comitê é unir os esforços, dar transparência, melhorar o fluxo de recursos e criar um portal público que mostre quanto foi destinado, para quais projetos, e se as entidades prestaram contas”, afirmou Deiab Jr.

Ele explicou que pessoas físicas que fazem a declaração completa do Imposto de Renda podem destinar até 6% do imposto devido — sendo 3% para fundos da criança e adolescente, e 3% para fundos da pessoa idosa. Já as empresas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1%.

O delegado destacou ainda que essa destinação não gera custo extra ao contribuinte. Quem tem imposto a pagar realoca parte do valor para os fundos, e quem tem a restituir recebe a restituição acrescida do valor destinado, corrigido pela taxa Selic.

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, da Câmara Municipal — que já aprovou a criação de uma Semana da Destinação Solidária do IR, no mês de março — e dos conselhos municipais responsáveis pela gestão dos fundos.

“Estamos trabalhando de forma séria e transparente. O objetivo é claro: aumentar os repasses, fiscalizar com rigor e transformar vidas com os recursos que já existem”, concluiu o delegado.

O Comitê de Destinação Solidária terá reuniões periódicas e buscará promover eventos, palestras e campanhas de conscientização para alcançar mais contribuintes e empresários da região.

Leia mais: Veja qual é a primeira loja confirmada no novo Shoping Plaza Campos Gerais em PG

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 A melatonina é um hormônio natural produzido pelo nosso corpo, responsável por regular o sono 📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Vereador Júlio Kuller destaca nova fase da Câmara 📢 FIDELIDADE AO SENADOR Prefeita Elizabeth confirma apoio a Sérgio Moro ao governo do PR 📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Prefeita Elizabeth participa da histórica edição 100 do BnT News e exalta protagonismo de PG. 📢 MAIS SAÚDE EM PG Prefeita Elizabeth anuncia nova UPA em Ponta Grossa com modelo moderno de construção. 📢🚨 POLÍCIA CIVIL! Delegado Derick relembra origem familiar na polícia, fala sobre carreira na Polícia Civil e comenta título nacional recebido por produção acadêmica. 📢 VEJA O QUE MUDA Tarifa Social amplia benefícios para famílias de baixa renda, com descontos e isenções na conta de luz.