Destaque Política

Ponta Grossa deverá ter programa de Patrulha da Pessoa Idosa

O programa visa prevenir e combater a violência contra os idosos, abrangendo diversas formas de agressão. Capacitação dos agentes públicos faz parte.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa estabeleceu diretrizes para a Lei nº 14.822 para formalizar a criação do Programa Patrulha da Pessoa Idosa na cidade.

O programa tem como principal objetivo a prevenção e combate à violência contra os idosos, abrangendo diferentes formas de agressão, como física, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, visa monitorar o cumprimento das normas de proteção aos idosos e responsabilizar os autores de violência.

Leia também: Asilo São Vicente de Paulo em PG volta a sofrer estragos por conta de temporal

Outro ponto fundamental é a capacitação dos agentes públicos envolvidos, garantindo um atendimento qualificado e humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar. A lei também estabelece a necessidade de qualificação contínua dos servidores responsáveis pelo acompanhamento dos casos.

A execução das ações será coordenada entre os órgãos da administração municipal, assegurando uma abordagem articulada e eficaz. Isso inclui a identificação e seleção dos casos a serem atendidos, visitas domiciliares periódicas, verificação do cumprimento das medidas protetivas e encaminhamento das vítimas para os serviços de atendimento necessários.

O programa também prevê a realização de estudos e diagnósticos para aprimorar as políticas de segurança e prevenção à violência contra os idosos. Para a implementação das ações, poderão ser estabelecidos convênios e parcerias com órgãos e entidades dos níveis municipal, estadual e federal, bem como com instituições privadas.

O portal Boca no Trombone entrou em contato com o autor do projeto de lei, vereador Jairton da Farmácia, que explicou detalhes e trâmites do PL. Ouça abaixo:

Clique aqui e confira o projeto de lei na íntegra

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR