Destaque Ponta Grossa

Ponta Grossa inicia testes com ônibus movido a gás

onibus a gas teste prefeitura (1) Boca no Trombone
Ponta Grossa testa ônibus a gás em parceria com empresas. Veículo será utilizado no transporte coletivo em agosto, visando economia e sustentabilidade.

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu, na manhã desta segunda-feira (31), um ônibus movido a gás. O veículo faz parte de uma parceria entre a Prefeitura, Compagas, Scania e Viação Campos Gerais e será utilizado no sistema de transporte coletivo do Município em caráter experimental durante todo o mês de agosto.

A realização desses testes faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para população. Agradecemos de antemão à Compagas e à Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar até 90 pessoas, que tem ar-condicionado e utiliza um combustível sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo”, comentou a prefeita Elizabeth Schmidt.

Leia também: Moradores denunciam descaso com rua “intransitável” na Ronda

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a realização dos testes deve contribuir para que o Município desenvolva um sistema de transporte com mais economia e sustentabilidade.

A utilização de tecnologias mais limpas e inovadoras é uma das preocupações do Município para o transporte coletivo na cidade. Neste sentido, é muito importante a realização dessa parceria e a viabilização desse teste, que trará muito mais dados e mais experiência para que possamos desenvolver um sistema de transporte mais eficiente, com tecnologia cada vez mais limpa e adequada à realidade de Ponta Grossa”, destacou.

Segundo o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr., a expectativa é de que os testes, a exemplo de outras cidades, demonstrem a viabilidade e os benefícios da operação.

A gente espera que esse teste atinja os mesmos índices de outras regiões que estamos testando. Nós acabamos de receber os números de Curitiba, onde foi identificada uma redução de 10% do custo de operação e um ganho ambiental de 20% com a emissão de gás carbônico. Ou seja, é altamente viável. Você tem uma operação mais barata para o Município, para quem contrata, e com mais benefícios para o Meio Ambiente”, pontuou.

Já o representante da Scania no evento de apresentação, Giovani Roque, aponta que a tecnologia a gás faz parte dos esforços da marca no sentido de promover uma transição para um transporte mais sustentável.

O projeto tem alguns anos que já está sendo desenvolvido e é um dos pilares da Scania para que se faça a transição para um transporte mais sustentável, pensando em menor emissão de gases e em ter um produto mais limpo no mercado. Hoje esse ônibus é movido 100% a gás, o que traz uma tecnologia bem inovadora”, explicou..

Para o diretor de Relações Institucionais da Viação Campos Gerais, Rodrigo Venske, a iniciativa é muito importante para avaliar a tecnologia assim como a viabilidade de implantação.

A VCG considera de fundamental importância essas iniciativas que consideram combustíveis alternativos, como é o caso deste veículo a gás. A partir deste teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação “, finalizou.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar