A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu, na manhã desta segunda-feira (31), um ônibus movido a gás. O veículo faz parte de uma parceria entre a Prefeitura, Compagas, Scania e Viação Campos Gerais e será utilizado no sistema de transporte coletivo do Município em caráter experimental durante todo o mês de agosto.
“A realização desses testes faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para população. Agradecemos de antemão à Compagas e à Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar até 90 pessoas, que tem ar-condicionado e utiliza um combustível sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo”, comentou a prefeita Elizabeth Schmidt.
Leia também: Moradores denunciam descaso com rua “intransitável” na Ronda
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a realização dos testes deve contribuir para que o Município desenvolva um sistema de transporte com mais economia e sustentabilidade.
“A utilização de tecnologias mais limpas e inovadoras é uma das preocupações do Município para o transporte coletivo na cidade. Neste sentido, é muito importante a realização dessa parceria e a viabilização desse teste, que trará muito mais dados e mais experiência para que possamos desenvolver um sistema de transporte mais eficiente, com tecnologia cada vez mais limpa e adequada à realidade de Ponta Grossa”, destacou.
Segundo o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr., a expectativa é de que os testes, a exemplo de outras cidades, demonstrem a viabilidade e os benefícios da operação.
“A gente espera que esse teste atinja os mesmos índices de outras regiões que estamos testando. Nós acabamos de receber os números de Curitiba, onde foi identificada uma redução de 10% do custo de operação e um ganho ambiental de 20% com a emissão de gás carbônico. Ou seja, é altamente viável. Você tem uma operação mais barata para o Município, para quem contrata, e com mais benefícios para o Meio Ambiente”, pontuou.
Já o representante da Scania no evento de apresentação, Giovani Roque, aponta que a tecnologia a gás faz parte dos esforços da marca no sentido de promover uma transição para um transporte mais sustentável.
“O projeto tem alguns anos que já está sendo desenvolvido e é um dos pilares da Scania para que se faça a transição para um transporte mais sustentável, pensando em menor emissão de gases e em ter um produto mais limpo no mercado. Hoje esse ônibus é movido 100% a gás, o que traz uma tecnologia bem inovadora”, explicou..
Para o diretor de Relações Institucionais da Viação Campos Gerais, Rodrigo Venske, a iniciativa é muito importante para avaliar a tecnologia assim como a viabilidade de implantação.
“A VCG considera de fundamental importância essas iniciativas que consideram combustíveis alternativos, como é o caso deste veículo a gás. A partir deste teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação “, finalizou.