Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a “A Caravana Paraná Unido pelas Mulheres” foi realizada na manhã de hoje (04) no Centro de Convenções do Shopping Palladium em Ponta Grossa.
Prefeitos(as), vice-prefeitos(as), primeiras-damas, vereadores(as), procuradoras municipais da mulher, coordenadoria técnica e equipe técnica de política para mulheres dos municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram do evento.
Leia também: Educação de Ponta Grossa lança o programa ‘Sinapses Criativas’
De acordo com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o Governo do Paraná valoriza as mulheres e o evento serviu de aprendizagem sobre o tema. “Nós estamos hoje, com 38 mulheres prefeitas no estado do Paraná e aqui foram discutidas várias técnicas de como se fazer políticas públicas, para instrumentalizar todas as mulheres, além de comemorar a Caravana pelas Mulheres no estado do Paraná”, destacou.
A “Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres” tem percorrido diferentes regiões do Estado, com o objetivo de auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão próprias focadas nas mulheres, para facilitar o acesso aos projetos e recursos estaduais para este público.
VISÃO DAS ENVOLVIDAS
A secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, disse ao portal Boca no Trombone, que as ações de estado estão chegando cada vez mais perto onde as mulheres se encontram. “Poder fazer políticas que cheguem nos municípios é o desejo do nosso governador Ratinho Júnior. Por isso a caravana está percorrendo o estado do Paraná e hoje fazemos a 10ª edição, encerrando a primeira temporada”, explicou a secretária.
Representando a bancada feminina da Câmara Municipal de Ponta Grossa, a vereadora Joce Canto afirmou que a secretária foi uma grande parceria da Câmara na luta pela procuradoria da mulher e mandou um recado às vítimas de violência doméstica. “O mais importante é que, você mulher vítima de violência, denuncie, nós temos os canais de denúncia, através do 180, a central de atendimento à mulher, 190 da Polícia Militar ou ainda a patrulha da Maria da Penha no 153”, enfatizou.
Como uma das 28 prefeitas do Paraná, Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes, prefeita de Carambeí, ressaltou que o evento foi de suma importância pelo objetivo que foi discutir o orçamento do estado de forma participativa. “Todos que estão aqui presentes terão voz, direito de opinião e a mostrar a importância das políticas públicas para as mulheres. É um grande privilégio para todas as mulheres dos Campos Gerais”, disse.
Confira abaixo a cobertura completa do evento: