Ponta Grossa

Regional de Saúde de Ponta Grossa registra mais de 1.900 casos de dengue, diz Sesa

O boletim aponta que a cidade registrou 1.169 casos a mais que o boletim anterior, divulgado na semana passada. Prefeitura declarou situação de emergência

Nesta terça-feira (16), o boletim semanal de dengue, publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirmou 1.874 casos de dengue na 3° Regional de Saúde de Ponta Grossa. O boletim aponta que a cidade registrou 1.169 casos a mais que o boletim anterior, divulgado na semana passada.

Segundo os dados, 36 casos são de dengue com sinal de alarme (DSA) e 2 casos são de dengue grave (DG). Ao todo, 1.912 casos foram registrados no município desde o início do período epidemiológico, que iniciou em 30 de julho de 2023. Dentre eles, 1.370 pessoas contraíram dentro do próprio município (autóctones) e 154 foram importados de outras regiões.

Ainda de acordo com o boletim, o estado do Paraná contabilizou mais de 37 mortes, totalizando 140 mortes pela doença no atual período epidemiológico, que acontece desde julho de 2023. Os dados apresentam 219.045 casos confirmados, 34.226 a mais em relação ao informe anterior.

Dentre os óbitos registrados, 23 são homens e 14 são mulheres com idades entre 14 e 94 anos, residentes em 23 diferentes municípios, visto que 27 tinham comorbidades. Os óbitos ocorreram entre os dias de 4 de fevereiro e 2 de abril de 2024.

Situação de emergência

A Prefeitura Municipal decretou Situação de Emergência decorrente da doença na noite desta sexta-feira (12). A medida leva em conta a incidência dos casos confirmados, além dos índices de infestação do mosquito.
Conforme os dados da Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa está com incidência de 314 casos de dengue para cada 100 mil habitantes.
A medida também se faz necessária para alertar os moradores quanto à obrigatoriedade de manter limpos os quintais, terrenos e edificações e também auxilia o município em compras e contratações emergenciais, caso sejam necessárias. As medidas serão divulgadas no início da próxima semana.

Rafaela Colman

Rafaela Colman

Graduanda do último ano em Jornalismo, na UEPG. Atuo como estagiária no Portal Boca no Trombone. Tenho experiência em edição de áudio e vídeo, entrevista e produção de reportagem.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone