Ponta Grossa

Ponta Grossa vai utilizar inteligência artificial para alertar condutores sobre perigos no trânsito

PMPG
O 'Tavino' foi desenvolvido para alertar condutores sobre situações de perigo no trânsito, como a aproximação de cruzamentos ou áreas com visibilidade limitada

Nesta quarta-feira (20), durante o Smart City Expo Curitiba, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou a implantação do ‘Tavino’, um dispositivo para melhorar a segurança viária da cidade. O ‘Tavino’ foi desenvolvido para alertar condutores sobre situações de perigo no trânsito, como a aproximação de cruzamentos ou áreas com visibilidade limitada.

Com o apoio da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e do ecossistema de governança Vale dos Trilhos, a presidente da agência, Tônia Mansani, destaca o papel da ferramenta na transformação de Ponta Grossa em uma cidade inteligente.

“Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em todas as áreas, incluindo o trânsito. O ‘Tavino’ é um exemplo claro de como a inovação pode ser aplicada para tornar nossa cidade mais segura, conectada e eficiente”, explica.

O ‘Tavino’ consiste em um totem que será implantado para fase de testes no mês de abril na esquina das ruas Coronel Dulcídio e General Osório. “O local foi escolhido devido ao fluxo de veículos, à dificuldade de visibilidade dos condutores no local e pelos acidentes que ali já ocorreram. Em comum acordo com o desenvolvedor do equipamento, verificou-se que pelo fluxo de veículos nestas duas vias o local seria o mais apropriado para os testes deste equipamento”, explica Juarez Alves, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego da cidade.

O ‘Tavino’ foi idealizado por Alexsandro Montanha, da SeeBot Soluções Inteligentes. Segundo ele, o dispositivo  funciona como um sistema de sinalização inteligente, utilizando inteligência artificial para monitorar as vias e alertar os condutores sobre possíveis perigos. “Ao detectar a presença de veículos em áreas de risco, o dispositivo emite alertas visuais e sonoros, proporcionando uma condução mais segura para todos os usuários da via. Além disso, o ‘Tavino’ registra e transmite dados em tempo real, funcionando como um hub de Internet das Coisas (IoT) e possibilitando a integração de diversos dispositivos inteligentes”, finaliza.

PMPG

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone