Campos Gerais Destaque

Porto Amazonas recebe qualificação da Linha do Idoso

Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis) implementou a Linha de Atenção à Saúde do Idoso.

O cuidado global do paciente idoso com risco de fragilização. A Linha de Atenção à Saúde do Idoso, proposta pelo Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis), vem proporcionando mais qualidade de vida à população idosa da região.

Dentro da 3ª Regional de Saúde, três municípios fizeram adesão à Linha e estão encaminhando pacientes ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde): Ipiranga, Ivaí e Porto Amazonas.

Leia também: Paraná amplia Corredor Azul com ponto estratégico em Ponta Grossa

Na última semana, equipe do município de Porto participou de qualificação para melhorar o encaminhamento dos pacientes e ter mais resolutividade nos atendimentos. “Foi muito esclarecedor. Precisamos modificar alguns processos na Atenção Primária (APS) e verificar os requisitos dos pacientes adequados à Linha”, contou a  enfermeira da APS, Renata Ferrari Coelho.

Conforme a geriatra do CimSaúde, Leidi Daiana Teider, os cuidados com os pacientes idosos vão além dos exames. “É necessário ver a estrutura familiar e o todo seu histórico”, aponta. Além da geriatra, a Linha conta com profissional fisioterapeuta, enfermagem e farmácia.

Profissional da fisioterapia, Franciane Silva, destacou que a avaliação dos pacientes idosos em sua área é essencial. “A qualidade de vida melhora bastante com um acompanhamento frequente”, explica. Conforme a profissional, hoje há possibilidade de medir a porcentagem de risco de quedas dos pacientes, para melhor orientá-lo quanto aos cuidados.

Para a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa é necessário reestruturar o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado no nível de vulnerabilidade dos pacientes. “O Qualicis traz uma desfragmentação do sistema. Não mais com consultas únicas, e sim com o atendimento de uma equipe multiprofissional. Um trabalho em equipe fica mais enriquecido”, avalia.

Assim como nas demais capacitações, a diretora destacou que os pacientes, apesar de utilizar das Linhas de Cuidado, permanecem com a Atenção Primária dos municípios. “A APS cuida do nascer até o envelhecer dos pacientes”, destaca, lembrando que cada Prefeitura tem uma forma “individual” de tratá-los.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Dicas de viagens Saúde do coração Canais Setembro Amarelo Denúncia: crimes eleitorais Quando buscar atendimento nas UPAs Horário eleitoral Comparativo de candidatos 2020×2024