PRacelerar reúne lideranças em PG para discutir desenvolvimento dos Campos Gerais
Cerca de 100 lideranças dos Campos Gerais participaram, nesta terça-feira (2), do PRacelerar, programa do Sebrae/PR voltado ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao desenvolvimento econômico dos municípios. O encontro, realizado em Ponta Grossa, reuniu gestores públicos, empreendedores e representantes de instituições para debater temas como desburocratização dos serviços públicos para abertura de empresas, […]

Cerca de 100 lideranças dos Campos Gerais participaram, nesta terça-feira (2), do PRacelerar, programa do Sebrae/PR voltado ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao desenvolvimento econômico dos municípios. O encontro, realizado em Ponta Grossa, reuniu gestores públicos, empreendedores e representantes de instituições para debater temas como desburocratização dos serviços públicos para abertura de empresas, compras governamentais, inovação na gestão municipal e impactos da Reforma Tributária nas administrações locais.
A iniciativa contou com a parceria da Junta Comercial do Paraná, Casa Civil e Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O objetivo do programa é promover discussões e ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
A consultora do Sebrae/PR, Suellen Pavanello, destaca que os assuntos abordados têm reflexo direto nos pequenos negócios da região.
“A simplificação e a desburocratização do processo de abertura de empresas reduzem o tempo entre as etapas legais e o início efetivo da operação do negócio. Isso permite que o empreendedor comece a operar mais rapidamente, gerando emprego, renda e movimentando a economia local”, explica.
Ao tratar sobre compras públicas, Suellen reforça que ampliar o acesso das empresas às informações sobre participação em licitações pode contribuir para o desenvolvimento econômico dos municípios.
“Os gestores puderam conhecer, em detalhes, meios práticos de elaborar um edital e entender as formas de contratação disponíveis, dependendo da demanda. Foi um momento de orientação oportuna que permitiu desmistificar a ideia de que órgãos como Tribunal de Contas do Estado (TCE) somente têm a função de fiscalizar. Ao contrário, eles podem ser parceiros dos municípios”, afirma.
Reforma Tributária foi tema do encontro
Outro ponto abordado durante a programação foi o impacto da Reforma Tributária nos municípios. Segundo Suellen, os participantes tiveram acesso a informações sobre as principais mudanças previstas no novo sistema tributário e os possíveis reflexos nas finanças públicas locais.
“A Reforma Tributária é um dos temas mais relevantes para a gestão pública, e compreender seus desdobramentos é fundamental para o planejamento orçamentário e financeiro dos municípios. O objetivo foi salientar a importância da avaliação constante dos impactos da reforma sobre receitas e despesas, antecipar cenários fiscais e reunir subsídios que contribuam para a elaboração dos instrumentos de planejamento e para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos”, destaca.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
A vice-presidente do Comitê Avança Campos Gerais, Karine Santos, avalia que o PRacelerar contribui para o desenvolvimento territorial. “As palestras disponibilizadas nos despertaram, ainda mais, para oportunidades, adequações e percepções importantes para as constantes mudanças do mercado nos ambientes de negócios”, comenta.
Inovação também esteve na pauta
Além dos assuntos ligados à economia e gestão pública, o evento também trouxe discussões sobre inovação. Durante a programação, os participantes responderam a um questionário voltado a medir o grau de maturidade em políticas públicas relacionadas ao tema.
Castro esteve entre os municípios dos Campos Gerais presentes no PRacelerar. A cidade possui um projeto em andamento para buscar o título de Cidade Inteligente concedido pelo Intelligent Community Forum (ICF), certificadora internacional.
O diretor de Tecnologia e Cidades Inteligentes da Prefeitura Municipal de Castro, Rafael Barella, destaca que o encontro reforçou a importância dos investimentos em inovação.
“Inovação não é somente custo. Por meio da inovação, a cidade soma benefícios. Além de melhorar a qualidade de vida da população e tornar a cidade mais segura, investir no setor se reflete na geração de novos empregos e na retenção de jovens talentos que, sem isso, deixariam a nossa cidade em direção a grandes capitais”, avalia.
Informações: ASN Paraná























