A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, confirmou nesta sexta-feira (20) que irá pagar o percentual de reajuste do piso salarial aos professores definido pelo Governo Federal.
Os professores que atuam com carga horária semanal de 40 horas ganharam R$4.420 já no mês de janeiro, novo valor mínimo anunciado pelo ministro Camilo Santana na semana passada. A Prefeita ainda disse que está readequando o “plano de cargos dos professores da cidade”.
O Sindicato dos Servidores de Ponta Grossa (SINDSERV) havia requerido na última quinta (19) uma solicitação para saber se o salário novo iria ser pago, assunto que gerou polêmica em 2022. O presidente do sindicato, Luiz Eduardo Pleis, ainda afirma que irá lutar para a readequação dos planos de cargos e salários dos professores juntamente com a comunidade de magistérios de PG.
Em março de 2022, a Prefeitura se recusou a pagar os 33% de aumento de piso aos professores, o que gerou em uma greve de toda a categoria até que o Executivo negociou o pagamento do mínimo determinado pelo Governo Federal.