Durante a posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi (MDB), esteve presente. Ele teve como objetivo acompanhar a posse do deputado Alexandre Curi (PSD) como novo presidente e de buscar recursos para o município após estragos das fortes chuvas.
Em conversa com o Portal Boca no Trombone que esteve na ALEP, o prefeito disse que “Alexandre Curi é o meu deputado por mais de 20 anos e eu não poderia de estar neste momento tão importante onde se torna presidente da ALEP. Mas, precisamos conquistar recursos para refazer as pontes, bueiros e principalmente as estradas rurais que estão em situação precária. Temos uma safra e o município de Tibagi é um dos mais importantes na agricultura do Paraná”.
Rildo ainda comenta que diante da situação, foi decretado estado de emergência para facilitar busca de recursos. “Precisamos da ajuda do governador para recuperar o município, além de outros municípios que estão passando pela mesma dificuldade”.
Situação de Emergência
Na semana passada, o Governo do Estado do Paraná homologou o Decreto Municipal nº 94/2025, que declara Situação de Emergência em Tibagi devido aos impactos causados pelas fortes enxurradas. A medida foi oficializada pelo Decreto Estadual nº 8.802, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Com isso, o município poderá solicitar apoio estadual e federal para acelerar as ações de recuperação da infraestrutura afetada.
A homologação permite que Tibagi tenha acesso facilitado a recursos para restabelecer serviços essenciais, recuperar estradas e pontes danificadas e minimizar os prejuízos causados pelo desastre. O decreto tem validade de 180 dias, período no qual a Prefeitura, em parceria com a Defesa Civil e demais órgãos competentes, seguirá atuando para garantir que os recursos sejam destinados de forma ágil e eficiente para a recuperação do município.
Leia também: Identificado homem que morreu em confronto na PR-151 em PG