Destaque Política

Prefeitura de Carambeí recebe avaliação positiva do TCE-PR referente a contas de 2021/2022

A prefeita Elisangela Pedroso comemorou a notícia ao considerar o trabalho realizado nos anos iniciais da gestão como a diminuição de gastos e despesas.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou pela regularidade, ou seja, pela aprovação (sem ressalvas) das contas referente aos anos de 2021 e 2022 da prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.

O levantamento realizado pelos analistas do TCE engloba controle contábil e financeiro, como a execução do orçamento, gastos com pessoal, despesas com adiantamentos e diárias dos servidores e agentes políticos, bem como a verificação de regularidade e transparência dos processos de contratação de obras e serviços públicos.

A prefeita Elisangela Pedroso comemorou a notícia ao considerar o trabalho realizado nos anos iniciais da gestão como a diminuição de gastos e despesas que possibilitaram o Município, entre outras coisas, baixar o índice de despesas com pessoal, além de melhorar a situação das finanças públicas.

“Quando assumimos em 2021, o cenário era de dificuldade, pois a Prefeitura havia ultrapassado o limite de gastos com servidores em 54%, bem como outros desajustes financeiros. Após um ‘pente fino’ nos contratos, nas despesas, conseguimos readequar o orçamento e diminuir o percentual para 41%, o que hoje permite até mesmo a realização de concurso público”, disse Elisangela.

A prefeita Elisangela Pedroso destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Finanças e Administração, Departamento de Compras e Controle Interno, na execução ordenada dos recursos. “Nós temos um orçamento anual de R$ 179 milhões, que precisa ser bem gerido para que haja um equilíbrio e não falte dinheiro para custear os serviços públicos”, falou.

Elisangela afirma que assim como uma boa administração das finanças públicas traz reflexos positivos nos serviços públicos, a má gestão também. “Recentemente, tivemos que pagar uma dívida previdenciária milionária, de mais de R$ 1,5 milhão, devido a uma compensação mal sucedida junto a Receita Federal, herdada da gestão anterior. É um dinheiro que poderíamos investir em obras e serviços públicos, mas que se não liquidássemos afetaria a administração de forma geral”, lamenta.

Leia também: UEPG divulga concorrência do Vestibular 2023


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR