Destaque Policial

Prefeitura de PG atua para regularizar ocupação irregular em área de risco

WhatsApp Image 2023-06-27 at 11.36.52 Boca no Trombone
Foto: Igor Rugilo
Prefeitura de Ponta Grossa atua para regularizar ocupação irregular em área de risco e oferecer assistência às famílias desalojadas.

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Superintendência de Habitação em conjunto com a Guarda Municipal, recebeu uma denúncia de ocupação irregular em uma área considerada inapropriada para construção de casas. Ao chegar ao local, constatou-se a presença de diversas residências, tanto de alvenaria quanto em construção, em uma área institucional do município, localizada no Dom Bosco.

Diante da situação, a prefeitura iniciou medidas para regularizar as moradias, uma vez que representam riscos aos moradores. A área não possui protocolo adequado no órgão municipal e não foi autorizada para construção. Além disso, as residências não possuem saneamento básico e algumas sequer possuem ligação elétrica da Copel.

Leia também: Catedral Sant’Ana retoma visitas na cúpula e museu em julho

As famílias que vivem no local são carentes e afirmam não terem tido outra opção senão se instalarem na área de forma precária. Um morador relatou que está no local há aproximadamente seis anos, mas com a regularização da prefeitura, teve que interromper as obras de reforma de sua casa. Ele afirmou estar disposto a pagar impostos para permanecer no local, pois não têm outra opção de moradia.

A prefeitura se comprometeu a oferecer toda a assistência necessária para a realocação das famílias que serão desalojadas. O superintendente de habitação, responsável pela análise da área, confirmou a inadequação para construção e informou que os moradores serão encaminhados ao Aluguel Social. A Administração Municipal planeja agrupar todas as residências em uma vila adequada e segura, considerando a demanda habitacional do local.

Até o momento, apenas uma família foi retirada do local, com a prefeitura arcando com o pagamento do aluguel social por 9 meses. A casa da família que apresenta maior risco pode ser demolida, mas há a possibilidade de ser reconstruída em uma área mais segura, sujeita à análise da prefeitura. O objetivo é garantir condições de moradia adequadas e minimizar os riscos enfrentados pelas famílias.

Confira abaixo mais informações direto do local com o repórter Igor Rugilo:

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica