A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, está expandindo sua rede de monitoramento urbano com a instalação de cinco novos totens em locais estratégicos da cidade. Equipados com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, esses dispositivos também incluem botões de emergência e terão suas imagens integradas ao sistema Muralha Digital, reforçando a segurança pública.
O primeiro totem foi instalado na praça Barão de Guaraúna, seguido por outras localizações como Praça Barão do Rio Branco, Parque Ambiental, Lago de Olarias e Santa Paula. Esses pontos foram escolhidos devido à sua alta circulação de pessoas e importância estratégica para o monitoramento da segurança na cidade.
Além da instalação dos totens, a Prefeitura tem intensificado o Programa Vizinhança Segura, especialmente na região Central. O programa já conta com a adesão de cerca de 40 empresários da rua Balduíno Taques, que participam de grupos de mensagens com a Guarda Civil Municipal para uma resposta mais rápida a situações de risco. A iniciativa também incentiva a cessão de links de câmeras particulares para a Central de Operações da Guarda, ampliando ainda mais o alcance do monitoramento.
A integração dos novos totens com a Muralha Digital e o engajamento da comunidade por meio do Programa Vizinhança Segura demonstram o compromisso da Prefeitura de Ponta Grossa com a inovação e a eficiência na segurança pública. A iniciativa não apenas aumenta a capacidade de resposta das autoridades, mas também promove a participação ativa dos cidadãos na construção de uma cidade mais segura.
Leia também: Homem é preso após ameaçar matar mulher e filho de 10 anos em PG