Política

Prefeitura propõe criação de Conselho para fiscalizar saneamento básico em Ponta Grossa

Durou pouco: oito bairros de PG voltam a ficar sem água nesta quarta Boca no Trombone Durou pouco: oito bairros de PG voltam a ficar sem água nesta quarta
Foto: Marcelo Casal-Agência Brasil
O projeto de lei 112/25 estabelece diretrizes para a atividade de fiscalização do Conselho Municipal de Saneamento Básico e da atividade orçamentária do Fundo Municipal de Saneamento Básico.

O Projeto de Lei 112/2025, de autoria do Poder Executivo, propõe a criação de um Conselho Municipal de Saneamento Básico e de um Fundo Municipal de Saneamento Básico (FMSB). A proposta, protocolada na Câmara Municipal de Ponta Grossa, busca criar dispositivos de fiscalização do saneamento básico da cidade, além de uma reestruturação administrativa. 

De acordo com o texto enviado pelo Executivo, o Conselho Municipal de Saneamento Básico terá função consultiva, com atribuições de avaliação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. O órgão atuará em conjunto com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR).

Leia mais: Curso profissionalizante impulsiona autonomia feminina no setor da construção em Ponta Grossa

Entre as competências do Conselho também está a fiscalização da aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico, bem como o acompanhamento da execução dos planos municipais de saneamento.

Fundo Municipal de Saneamento

O Projeto de Lei também estabelece a criação do FMSB, destinado a garantir operações de crédito voltadas ao financiamento de infraestrutura e aquisição de bens relacionados aos serviços de saneamento básico de responsabilidade do Município. Essas operações poderão ser realizadas com instituições como o BNDES e a Caixa Econômica Federal, por meio de recursos do FGTS.

Além disso, os recursos do Fundo deverão ser utilizados para custear ações de melhoria e aprimoramento dos serviços públicos de saneamento básico sob a responsabilidade da administração municipal.

Um pedido de regime de urgência ao projeto foi enviada à Câmara Municipal de Ponta Grossa nesta segunda-feira (14), mas foi rejeitado pelos parlamentares com 16 votos contrários e dois favoráveis. Com a reprovação do pedido de urgência, a proposta agora segue sob análise das comissões temáticas da Câmara antes de retornar ao plenário para votação.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar