SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

Construção de bunker para novo acelerador linear na Santa Casa de PG é autorizada

A estrutura será viabilizada por meio de um investimento de R$ 8 milhões de Itaipu e tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento oncológico na região dos Campos Gerais.

WhatsApp Image 2025-04-14 at 164749
Assessoria
Publicidade

A Comissão Nacional de Energia Nuclear concedeu autorização para início da construção de um bunker para a instalação de um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de câncer. A informação foi divulgada pelo deputado federal Aliel Machado (PV) em suas redes sociais neste domingo.

A estrutura será viabilizada por meio de um investimento de R$ 8 milhões de Itaipu. Segundo o parlamentar, o projeto tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento oncológico na região dos Campos Gerais. O novo acelerador linear, que será instalado no Centro de Radioterapia da unidade hospitalar, será um equipamento de alta potência, exigindo estrutura especializada para sua operação com segurança.

Leia mais: Denúncia: idoso em estado grave aguarda por horas atendimento em sala de inalação de PG   

O total investido no projeto será superior a R$ 20 milhões, conforme detalhou Aliel Machado. Além do recurso destinado pela Itaipu para a construção do bunker, o Ministério da Saúde já garantiu aproximadamente R$ 12 milhões para aquisição do equipamento.

“O novo equipamento será instalado no espaço do antigo Hospital Evangélico, ampliando a estrutura da Santa Casa e consolidando o local como referência no tratamento contra o câncer na região”, explicou o deputado.

Relembre

No dia 31 de março deste ano, dois novos projetos para a Santa Casa foram anunciados com intermediação de Aliel Machado e apoio da Itaipu Binacional. O convênio prevê um aporte total de cerca de R$ 15,8 milhões, sendo R$ 15,2 milhões oriundos da binacional e R$ 570 mil como contrapartida do hospital.

Além do bunker para o novo acelerador linear, os investimentos incluem a reforma da Maternidade da Santa Casa. A obra visa modernizar as instalações, centralizando o setor de Maternidade e as UTIs neonatais em um único espaço. A mudança busca melhorar a infraestrutura, proporcionar maior conforto para pacientes e otimizar o fluxo hospitalar. A reforma será realizada dentro dos padrões de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de tornar a unidade referência nacional.

As obras ainda não têm cronograma divulgado, mas as liberações recentes já permitem o início dos trabalhos na construção do bunker, considerado uma etapa fundamental para instalação do novo equipamento de radioterapia.

*Com informações da Assessoria 

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →