A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou neste domingo (23) a Operação Tiradentes 2023 na região dos Campos Gerais. Houve reforço de efetivo nos quatro dias da operação. As equipes da PRF fiscalizaram 932 veículos e 1034 pessoas, foram realizados 426 testes de etilômetro. Desta fiscalização, 9 condutores conduziam o veículo sob efeito de álcool, um deles encaminhado à Polícia Civil por crime de trânsito.
Foram flagradas 70 ultrapassagens indevidas, 21 ocupantes de veículo estavam sem cinto de segurança, 7 crianças sendo transportada sem o uso do dispositivo de retenção, a cadeirinha, 3 veículos transportavam com excesso e peso num total de 11.210kg de excesso e 1522 veículos transitavam com excesso de velocidade.
Leia também:
Motociclista fica ferido após colidir na traseira de carro em PG
Além desses números, 28 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por problemas na documentação ou por não estarem em condições de segurança e 53 CRLVs foram recolhidos para regularização dos veículos
Foram registrados 5 acidentes com 3 feridos e nenhuma morte. Em 2022 foram 7 acidentes com 3 pessoas feridas. A colisão traseira (40%) foi o tipo de acidente mais registrados. A ausência de reação do condutor (80%) foi a principal causa dos acidentes.
Um dos fatos que chamou atenção nesse feriado prolongado foi na BR 376 entre km 389 a 392, onde nossas equipes constataram um derramamento de óleo na via. Uma das viaturas permaneceu no local sinalizando e providenciando a limpeza, enquanto outra equipe saiu em patrulhamento encontrando o veículo: um Caminhão Mercedes Benz/1938 S acoplado com dois semirreboques, dois tanques de óleo vegetal.
Ao avistar o veículo nossas equipes constataram um princípio de incêndio no veículo devido ao contato do óleo derramado com os freio quentes. O veículo foi devidamente autuado e recolhido pela PRF para transbordo de parte da carga de óleo.