Entre os dias 4 e 10 de junho, a professora Daniele Pereira, que também é técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do Núcleo Regional Conectando Saberes, em Castro, vai participar de uma formação educacional. Ela com outros 43 professores de todo o país, sendo 10 da rede pública e 33 da rede particular, vão para Santiago, capital do Chile, para uma imersão internacional. A iniciativa é da Rede Conectando Saberes.
A reportagem do Portal Bnt Online conversou com Daniele. Segundo ela, o convite surgiu após ela ser se tornar coordenadora regional no início desse ano, que com outros profissinais vão se interagir na semana interativa no Chile. “Essa viagem foi uma das oportunidades devido a coordenação da região sul, a qual fui agraciada no início deste ano, com objetivo de apoiar núcleos da região no engajamento com a Conectando Saberes. No Chile, eu e outros professores estaremos focados em aprender o que o país tem para nos apresentar. Participarei de formações, visitas em escolas da rede pública e privada, rodas de conversa e outras ações referentes a prática do professor. Além de mim aqui do Paraná, vai mais uma profissional de Curitiba”.
Os profissionais vão estar em contato com a educação chinela e também com a realidade educacional da Universidade Diego Portales (UDP), para avaliação das políticas e práticas adotadas no Chile. Daniele está com a expectativa em alta para a experiência única. “Estou muito feliz e grata pela oportunidade de ser uma das professoras. Sair do meu município e conhecer e discutir sobre educação com outros colegas professores, todos pensando em melhores condições e estratégias para melhorar a educação em nosso entorno. Me sinto privilegiada e me dedicarei muito nesses dias para aprender e depois replicar com professores do núcleo da conectando aqui em Castro e outros. A ideia é conectar Saberes, boas ideias e compartilhar para melhores resultados na aprendizagem de nossos alunos”.
Em Castro, o Núcleo Regional da Conectando existe desde o ano de 2019 e conta com 32 membros ativos, de diferentes escolas, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs) e Secretaria de Educação. É realizado workshops, rodas de conversa, oficinas temáticas, lives, entre outras ações para professores.
“Somos um grupo de professores que acreditam na educação pública de qualidade, que procura foco em soluções, não em problemas. Fazemos reuniões mensais, com pautas específicas para apoiar nosso dia a dia em nossa profissão”, destaca Daniele.
Conforme a professora, a Conectando Saberes é uma organização não governamental feita por profissionais de educação de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a profissão e construir em conjunto soluções para os desafios da escola pública. Atualmente esta em 73 núcleos regionais por todo o país.
Leia também: Estrada da Graciosa é fechada preventivamente após chuvas intensas