Campos Gerais

Programa + Pecuária Brasil atinge a marca de 280 animais inseminados em Castro

Com foco no melhoramento genético, projeto já contribuiu com 26 produtores

O Programa + Pecuária Brasil chegou ao final da quinta etapa e, ao todo, atingiu a marca de 280 animais inseminados e 26 produtores atendidos, em Castro. Apenas nesta etapa, foram inseminados 78 animais em oito produtores no Tronco, Abapã e Marmeleiro. O projeto contribui para o melhoramento genético dos bovinos através da utilização de touros geneticamente superiores e ajuda a melhorar os índices reprodutivos das propriedades atendidas.

Na última semana, nasceu um bezerro de uma vaca inseminada artificialmente, durante a primeira etapa do programa + Pecuária Brasil, na propriedade do senhor Luiz Geraldo Nusda, na região do Tronco. Ele foi o primeiro nascido dentre 46 animais inseminados artificialmente nesta fase do programa. “Nós tínhamos alguns problemas de reprodução e agora tudo é solucionado com a inseminação. Faz com que os animais produzam com mais frequência, regule todo o ciclo dos animais e isso traz resultados importantes”, explica Nusda.

A veterinária da Secretaria de Agricultura, Elisa Maria Zappe Kassies, explica a importância do projeto. “Mantemos o foco no pequeno produtor e contribuímos melhorando a eficiência reprodutiva das propriedades”, explica a veterinária. Para as próximas fases do projeto, a Prefeitura segue recebendo candidatos a participar. Quanto mais propriedades em uma mesma região demonstrarem interesse, maiores são as chances de implantar o projeto na área.

A vinda do programa + Pecuária Brasil – Conafer para Castro é resultado de um acordo de cooperação técnica assinado pelo município e a Conafer em setembro de 2022. O programa é destinado a produtores de pequeno porte e sem custos para adesão. Para isso, os interessados podem se cadastrar junto à Secretaria de Agricultura. O cadastro exige apresentação de documento de identificação oficial com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de aplicação da vacina de Brucelose, dos últimos três anos.

Após cadastramento, os produtores passam a receber visitas, agendadas antecipadamente, da equipe de profissionais que examinam os animais e os preparam para inseminação, conforme protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). A técnica foi criada justamente para solucionar problemas frequentes na prática de inseminação artificial convencional e melhorar a eficiência reprodutiva das propriedades.

Os animais são acompanhados depois da inseminação para fazer o diagnóstico de gestação. A confirmação da prenhes já pode ser feita 30 dias após a realização da inseminação.

Leia também: Castro terá nova fábrica de produtos lácteos em pó. Investimento será de mais de R$ 450 milhões


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone