A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou a informação sobre o bebê recém-nascido que está internado no Hospital Universitário Materno Infanti (HUMAI). Em comunicado enviado à reportagem do Portal BnT, o paciente já teve a vaga confirmada no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
A criança nasceu com malformação cardíaca e está na UTI do Hospital Universitário Materno Infantil (Humai). Ela necessita de atendimento especializado em cardiologia pediátrica. A entidade destaca que a unidade é referência para esse tipo de atendimento e que a transferência deve ser realizada ainda hoje.
“A transferência deve ser realizada nesta terça-feira (27), podendo ocorrer a qualquer momento, conforme os trâmites operacionais e a logística de transporte especializado, que asseguram a segurança e a estabilidade clínica do paciente”, diz em nota.
Por meio do comunicado, a Sesa informou que vai seguir acompanhando a condução do caso de forma permanente, “prestando suporte às equipes envolvidas e garantindo a assistência necessária ao bebê e à família”.
Leia mais: Piraí do Sul recebe noites tropeiras com ingressos gratuitos nesta semana
O caso
O bebê, que tem nove dias de vida, nasceu com uma grave malformação cardíaca. De acordo com os familiares, apenas o lado direito do coração está funcionando. A situação é agravada por um sopro cardíaco, que no momento permite que ele continue respirando.
Ainda segundo os familiares, caso esse sopro feche espontaneamente, há risco imediato de óbito. Por isso, é urgente a transferência do recém-nascido para uma unidade especializada em cardiologia pediátrica, com estrutura adequada para realizar os procedimentos necessários à sobrevivência da criança. Relembre a situação aqui.