A reeleita prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, nasceu no distrito Uvaia, Elizabeth Silveira Schmidt teve uma infância marcada por mudanças. Aos cinco anos, mudou-se com a família para a sede do município, onde se estabeleceu, estudou e se casou. Filha de Edelzira e Alberto Silveira, Elizabeth construiu uma vida familiar ao lado de Lourival Schmidt, com quem teve três filhos. Ao longo dos anos, sua trajetória pessoal e profissional convergiu para uma sólida presença na vida pública de Ponta Grossa, destacando-se também por conquistas políticas pioneiras.
Com uma trajetória marcante, ela foi pioneira na política ponta-grossense ao ser a primeira mulher a se candidatar ao cargo de vice-prefeita em 2000. Em 2002, pelo PFL, participou como segunda suplente na candidatura de Nitis Jacon ao Senado, uma campanha significativa para o PSDB na época. Em 2014, disputou o cargo de deputada federal pelo PSB, conquistando uma vaga como suplente. Sua atuação exemplifica o avanço das mulheres na política e a perseverança para ocupar espaços de liderança pública.
Entre 2005 e 2012, Elizabeth Schmidt liderou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, durante a gestão de Pedro Wosgrau Filho (PSDB), promovendo avanços no setor cultural e turístico do município. Já entre 2015 e 2016, integrou a administração do prefeito Marcelo Rangel (PPS), assumindo a Secretaria Municipal de Administração e a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos, destacando-se pela gestão integrada de recursos e pessoal. Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, Elizabeth foi homenageada com o título de Cidadã Benemérita de Ponta Grossa, reforçando sua relevância para a comunidade.
Em 2016, Elizabeth Schmidt foi eleita a primeira vice-prefeita de Ponta Grossa, ao lado de Marcelo Rangel, e, em 2017, tornou-se a primeira mulher a assumir a prefeitura de forma interina. Entre fevereiro de 2017 e março de 2018, presidiu a Fundação Municipal de Turismo, impulsionando o setor na cidade.
Em 2020, pelo PSD e com o apoio de Marcelo Rangel, Elizabeth candidatou-se à prefeitura, com Saulo Vinicius Hladyszwski, policial militar, como vice. Foi eleita a primeira prefeita de Ponta Grossa, consolidando sua trajetória como pioneira na política local.
Eleita, candidatou-se à reeleição neste pleito de2024, o que levou a uma divisão no grupo político a que pertencia, liderado pelo ex-prefeito e deputado estadual Marcelo Rangel(PSD), que também disputou o Paço da Ronda. Ellizabeth Schmidt ficou em segundo lugar no primeito turno contra a deputada estadual Mabel Canto, repetindo-se o quadro de 2020, não só o quadro do primeiro turno naquela eleição, como nesta, que chegou à vitória.