Eleições 2024

Reeleita, prefeita de Ponta Grossa comemora vitória em carreata pela cidade

vitoria3_horizontal
Eleita, candidatou-se à reeleição neste pleito de2024, o que levou a uma divisão no grupo político a que pertencia

A reeleita prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, nasceu no distrito  Uvaia, Elizabeth Silveira Schmidt teve uma infância marcada por mudanças. Aos cinco anos, mudou-se com a família para a sede do município, onde se estabeleceu, estudou e se casou. Filha de Edelzira e Alberto Silveira, Elizabeth construiu uma vida familiar ao lado de Lourival Schmidt, com quem teve três filhos. Ao longo dos anos, sua trajetória pessoal e profissional convergiu para uma sólida presença na vida pública de Ponta Grossa, destacando-se também por conquistas políticas pioneiras.

Com uma trajetória marcante, ela foi pioneira na política ponta-grossense ao ser a primeira mulher a se candidatar ao cargo de vice-prefeita em 2000. Em 2002, pelo PFL, participou como segunda suplente na candidatura de Nitis Jacon ao Senado, uma campanha significativa para o PSDB na época. Em 2014, disputou o cargo de deputada federal pelo PSB, conquistando uma vaga como suplente. Sua atuação exemplifica o avanço das mulheres na política e a perseverança para ocupar espaços de liderança pública.

Entre 2005 e 2012, Elizabeth Schmidt liderou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa, durante a gestão de Pedro Wosgrau Filho (PSDB), promovendo avanços no setor cultural e turístico do município. Já entre 2015 e 2016, integrou a administração do prefeito Marcelo Rangel (PPS), assumindo a Secretaria Municipal de Administração e a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos, destacando-se pela gestão integrada de recursos e pessoal. Em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, Elizabeth foi homenageada com o título de Cidadã Benemérita de Ponta Grossa, reforçando sua relevância para a comunidade.

Em 2016, Elizabeth Schmidt foi eleita a primeira vice-prefeita de Ponta Grossa, ao lado de Marcelo Rangel, e, em 2017, tornou-se a primeira mulher a assumir a prefeitura de forma interina. Entre fevereiro de 2017 e março de 2018, presidiu a Fundação Municipal de Turismo, impulsionando o setor na cidade.

Em 2020, pelo PSD e com o apoio de Marcelo Rangel, Elizabeth candidatou-se à prefeitura, com Saulo Vinicius Hladyszwski, policial militar, como vice. Foi eleita a primeira prefeita de Ponta Grossa, consolidando sua trajetória como pioneira na política local.

Eleita, candidatou-se à reeleição neste pleito de2024, o que levou a uma divisão no grupo político a que pertencia, liderado pelo ex-prefeito e deputado estadual Marcelo Rangel(PSD), que também disputou o Paço da Ronda. Ellizabeth Schmidt ficou em segundo lugar no primeito turno contra a deputada estadual Mabel Canto, repetindo-se o quadro de 2020,  não só o quadro do primeiro turno naquela eleição, como nesta, que chegou à vitória.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Live premiada – A Cavalcante veículos está participando do Mega Feirão Conheça itens da Casa do Artesão Oito empresas da região estão entre as 100 maiores do Paraná. Chuvas causam estragos em PG Justiça recebe denúncia sobre morte de mãe e filho em PG Av. Visconde de Taunay é tomada por ‘rolezinho’ de motociclistas em PG Prefeito Eleito de Irati, Emiliano Gomes, afirma que estará focado em “resolver os problemas da população”