Na tarde de quarta-feira (15) representantes de três comunidades Quilombolas de Castro fizeram visita ao prefeito, Alvaro Telles, para entrega de artesanatos confeccionados por artesãos que fazem parte da Associação das Comunidades Negras Rurais de Castro. As peças irão permanecer no gabinete da Prefeitura, em espaço reservado para artigos que foram doados por representantes de comunidades castrenses, de diferentes etnias. Irão se juntar com peças que caracterizam, por exemplo, holandeses e japoneses que vivem em Castro, e com peças que remetem ao período dos tropeiros.
Segundo Liliane Cardoso, representante da comunidade de Mamãs e presidente da Associação das Comunidades Negras Rurais do município (da Serra do Apon, Limitão, Mamans e Tronco), as peças com as quais a Prefeitura foi presenteada: uma obra de Santo João Maria e um vaso de flores, foram confeccionadas a partir de milho palha roxa – produto muito tradicional nas comunidades quilombolas.
Juntamente com os artesanatos, também foi entregue ao prefeito uma cópia da Certidão de Auto-reconhecimento, através da qual ficou certificado, desde 2005, que a Comunidade Negra Rural de Castro, constituída pelas comunidades Negras Rurais de Serra do Apon, Limitão e Mamans, é remanescente das comunidades dos Quilombolas.
Associação das Comunidades Negras Rurais de Castro
Conforme explicou ela, a visita também teve como objetivo pedir ao Poder Executivo que continue tendo olhar sensível às comunidades rurais do município. Ela explicou que um dos propósitos das atividades desenvolvidas através da Associação, é justamente o de incentivar jovens que nasceram ou são descendentes das comunidades Quilombolas, a preservarem a cultura de seus ascendentes. “Nosso trabalho na instituição, desde que ela nasceu, é buscar o fortalecimento da comunidade como um todo, principalmente dos jovens. Desejamos que as políticas públicas cheguem até eles para incentivá-los a estudar, se formar, realizar seus sonhos, como a formação numa faculdade, por exemplo, mas que também tenham oportunidade de voltar às suas comunidades, para que levem de novo a cultura e possam preservá-la”, destacou.
Durante a visita, o prefeito Alvaro Telles afirmou aos representantes das comunidades negras do município, que os moradores podem contar sempre com a atenção da Prefeitura de Castro.