Coluna

Riscos internos de operação dos silos: afogamento e sufocamento

Cópia de COLUNAS
O afogamento acontece quando operários estão trabalhado sobre a massa e desavisadamente, colegas abrem o registro inferior de saída dos grãos

Afogamento e sufocamento são tipos de acidentes em que as vítimas são submetidas à asfixia mecânica por ação da massa de grãos. Sendo que no primeiro caso as vítimas são arrastadas, como ilustra a Figura 1, enquanto no segundo as vítimas são encobertas, visto na ilustração da Figura 2.

O afogamento acontece quando operários estão trabalhado sobre a massa e desavisadamente, colegas abrem o registro inferior de saída dos grãos para a alimentação da correia transportadora de retirada de grãos, também vista de forma esquemática na figura. A ilustração mostra os dois momentos, no primeiro, um operário caminhando na parte alta da massa, e logo a seguir, no segundo momento, o operário é sugado e afogado na massa de grãos devido a abertura do registro (bica de retirada) inferior do silo.

Acidente semelhante com morte, também pode ocorrer, e infelizmente tem ocorrido, mesmo com o registro de descarga fechado, caso em que um ou mais operários caminhando sobre a massa, e sem saber pode estar armada uma armadilha sob os seus pés, estando prestes a sofrer um grave acidente.

WhatsApp Image 2024-09-12 at 10.49.19

Figura. 1 e 2 – Acidente com morte por afogamento. A vítima é arrastada pelos grãos saindo do silo.

Em determinadas condições de umidade no momento da armazenagem e do estado de conservação, falta de controle termométrico e de aeração, os grãos podem formar aglomerados e estes tendem a constituir estruturas como superfícies aproximadamente horizontais, formando vazios, como mostra a Figura 3.

Leia mais: Saiba quais são os riscos no trabalho em silos e armazéns

A depender das dimensões das estruturas, quando do descarregamento dos silos, elas podem bloquear o fluxo de grãos. Ao tentar desintegrá-las, caso não sejam tomadas medidas de prevenção, acidente como sufocamento pode acontecer. Isto geralmente ocorre pelo fato destas estruturas serem estaticamente instáveis e tendem a entrar em colapso mediante a aplicação de esforços. Mesmo fora dos momentos de descarga, estas estruturas representam riscos, pois o peso dos operadores sobre os grãos, podem destruir e romper vindo os operários abaixo, ocasião em que se dá o sufocamento, com asfixia e morte.

Em tulhas, geralmente existentes nas propriedades rurais, junto aos arrozeiros e no beneficiamento de sementes, ao descarregar, pode ocorrer acidentes com esta mesma gravidade. Temos visto inclusive crianças brincando sobre os grãos, Figura 4, em caso, que de fato se verificou a morte afogamento de uma criança que brincava na tulha. O corpo somente foi descoberto quando chegando a arte mais baixa da tulha, reteve a saída dos grãos e no momento em que foram verificar o motivo, encontraram o corpo.

WhatsApp Image 2024-09-12 at 10.50.05
Figura 3 – Acidente com morte por sufocamento. A vítima é encoberta pela massa de grãos e morre por asfixia.

A figura mostra um trabalhador, sobre a massa existente na tulha, enquanto outro abre o registro para alimentar a carreta da propriedade, fazendo com que se encontrava na parte superior, fosse sugada e afogada e termina morrendo por asfixia.

WhatsApp Image 2024-09-12 at 10.50.30

Fig. 7.04 – Acidente com morte por afogamento em tulha geralmente existente nas fazendas.

Por este motivo, é indispensável que as pessoas que andam sobre os grãos armazenados a granel, utilizem cinto de segurança e cordas que as possam sustentar em caso de rompimento das partes ôca no interior do silo. Crianças ou adolescentes e qualquer outra pessoa não qualificada e sem materiais indispensáveis de segurança, não poderão ter acesso a nenhum local da unidade de beneficiamento e armazenagem que não unicamente os passeios e calçadas liberadas e demarcadas para tanto.

A responsabilidade sobre um acidente com um visitante sempre será da empresa, cooperativa ou do dono do negócio.

Vemos notícias de operário morre ao Cair Num Silo de Grãos

“(…) – O operário (…), 38 anos, morreu interior do terminal (…). Conforme testemunhas ele caiu quando abastecia um silo da empresa (…), caindo em seu interior sendo soterrado pela soja que estava no compartimento. O corpo foi resgatado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), para a necrópsia, sendo posteriormente liberado aos familiares.

Comentário: Até quando continuaremos convivendo com estas notícias, com desnecessárias mortes? É urgente, é indispensável que material de seguranças esteja disponível nas empresas armazenadoras, seja de fácil acesso aos funcionários e que estes sejam treinados quanto aos riscos e a utilização dos equipamentos de proteção individual, os EPIs.

Ministrar Curso sobre beneficiamento e armazenagem de grãos, nos quais devido à importância, sempre devemos dedicar horas ou pouco mais para falar sobre os riscos nas atividades de armazenamento de grãos.


Rafael Mansani e José Leal

Rafael Mansani e José Leal

Rafael Mansani - Engenheiro Civil e de Segurança do trabalho, pós graduado em Gestão Pública, Mestrando em Eng. De Produção. Diretor Executivo do IPLAN-PMPG.
José Leal - Engenheiro civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-Graduado em: Eng. Sanitária e Ambiental; MBA de Gestão de Eng. de Segurança do Trabalho; Ergonomia; Administração Aplicada à Segurança do Trabalho.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR