Mundo

Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista

Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista Boca no Trombone Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista
Divulgação
Em celebração ao Dia Mundial da Voz, nesta quarta-feira (16), especialistas ressaltam a importância de buscar avaliação médica para rouquidão persistente

A rouquidão pode ser um indicativo de problemas na garganta, que vão desde infecções comuns até o uso excessivo das cordas vocais. No entanto, é essencial estar atento, pois este sintoma pode também sinalizar uma condição mais séria: o câncer de laringe.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, essa forma de câncer representa cerca de 2% dos tumores diagnosticados no Brasil. Em aproximadamente dois terços dos casos, as neoplasias estão localizadas na região das pregas vocais. A boa notícia é que, quando detectado precocemente, o câncer de laringe possui um elevado índice de cura, superior a 90%, podendo ser tratado por meio de cirurgia ou radioterapia. Contudo, a realidade é preocupante: estima-se que 80% dos diagnósticos ocorram em estágios avançados da doença.

Em celebração ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, especialistas ressaltam a importância de buscar avaliação médica para casos de rouquidão persistente por mais de duas semanas. Outros sintomas que podem parecer inofensivos, como pigarro, sensação de bolo na garganta, dor contínua na região da garganta e nódulos endurecidos e dolorosos no pescoço — muitas vezes acompanhados por dor no ouvido — são considerados sinais alarmantes que exigem atenção imediata.

O médico Daniel Dávila, membro da associação mencionada, enfatiza que indivíduos pertencentes a grupos de risco devem redobrar os cuidados. O tabagismo é identificado como o principal fator associado ao desenvolvimento de lesões pré-malignas nas pregas vocais. A combinação do fumo com o consumo de álcool potencializa em até 40 vezes as chances de ocorrência do câncer de laringe.

Além disso, trabalhadores expostos à inalação de poeiras e produtos químicos também apresentam um risco elevado para o desenvolvimento de lesões cancerígenas. O diagnóstico inicial é realizado por otorrinolaringologistas através de exames clínicos e videolaringoscopia.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 A melatonina é um hormônio natural produzido pelo nosso corpo, responsável por regular o sono 📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Vereador Júlio Kuller destaca nova fase da Câmara 📢 FIDELIDADE AO SENADOR Prefeita Elizabeth confirma apoio a Sérgio Moro ao governo do PR 📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Prefeita Elizabeth participa da histórica edição 100 do BnT News e exalta protagonismo de PG. 📢 MAIS SAÚDE EM PG Prefeita Elizabeth anuncia nova UPA em Ponta Grossa com modelo moderno de construção. 📢🚨 POLÍCIA CIVIL! Delegado Derick relembra origem familiar na polícia, fala sobre carreira na Polícia Civil e comenta título nacional recebido por produção acadêmica. 📢 VEJA O QUE MUDA Tarifa Social amplia benefícios para famílias de baixa renda, com descontos e isenções na conta de luz.