SANTA PAULA DAS ANTIGAS
Fala, galera! Desejo um alto astral a todos os leitores do Portal Boca no Trombone, que cresce a cada dia. De forma especial, agradeço também — por que não dizer? — aos meus amigos ouvintes do Clube Rock Light. Vocês são fantásticos!
Na coluna de hoje, vou novamente recorrer à memória e resgatar alguns locais que eram verdadeiros pontos de referência no lugar onde cresci e vivo até hoje: o Núcleo Residencial Santa Paula. Estabelecimentos comerciais que não existem mais há muito tempo, mas que certamente ainda vivem na lembrança de muita gente.
E na semana que vem voltamos à nossa programação normal. Combinado?
SORVETERIA TIO PATINHAS
Em uma época em que a alegria de muitas crianças era juntar alguns trocados para saborear um sorvete, existiam opções marcantes. Havia a Sorveteria Skines, com seu famoso “sorvete de Itu”, que, segundo a lenda, só existia ali.
Para quem preferia sorvete de massa, a grande referência era a sorveteria da Rua Palmeira, considerada a “top da balada” muito antes dessa expressão sequer existir. Vinha gente de toda a cidade, inclusive casais que aproveitavam para paquerar enquanto dividiam uma generosa taça de um excelente sorvete servido no estabelecimento.
BAR E MERCEARIA DO HORVANDE
Outro ponto de referência importante, que não posso deixar de citar por fazer parte das minhas memórias pessoais, ficava no caminho do Colégio Estadual Elzira, onde estudei.
O local estava sempre movimentado. Os frequentadores eram moradores da vila inteira, além de alunos e até alguns professores. E aqui vou recorrer a uma frase do Raul: o movimento acontecia “no início, no fim e no meio” das aulas.
Eram realmente outros tempos…
LANCHONETE KAHOMA
Esta nem é tão antiga assim, mas muita gente também vai lembrar. O pequeno e disputado espaço ficava na Rua Cerejeira e, por um período, também funcionou na principal via do bairro, a Rua Nicolau Kluppel Neto.
Os lanches eram simples, mas carregam até hoje uma memória afetiva muito especial. Mesmo sabendo que atualmente existem lanches infinitamente melhores, por alguma razão difícil de explicar, lembro deles como verdadeiras delícias.
Talvez seja porque, neste momento, eu esteja sentindo no ar aquele inconfundível cheiro de nostalgia…
“PESSOAS QUE NÃO SABEM DE ONDE VÊM, PROVAVELMENTE NÃO SABEM PARA ONDE VÃO.”
JOHN ELVIS RIBAS RAMALHO
Radialista, rockeiro, bacharel em Direito e ser humano em evolução.
Apresenta o Clube Rock Light na Rádio Clube 94.1 FM.
Todo sábado, a partir das 21 horas.
Estão todos convidados.
Não fiquem marcando!
Leia também: Ponta Grossa das antigas, por John Elvis