Situado na Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, sentido Sertão de Cima, o Santuário da Santa do Paredão é palco das celebrações que a comunidade católica realiza há mais de trinta anos na missa em celebração à santa.
No lugar onde ocorre a romaria da Santa do Paredão em Jaguariaíva, desde a época do tropeirismo, afirma-se que uma imagem pode ser vista por alguns em uma grande parede de pedra.
Festa da Santa do Paredão
Todos os anos acontece a tradicional Festa da Santa do Paredão. O evento é promovido pela Paróquia Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, integrante da Rota do Rosário, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Smict), e Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
A programação começa às 5h, quando os fiéis fazem a pé o percurso de quase 22 km, partindo do Parque Ruy Cunha, entrada da cidade, até o Paredão da Santa. No local, situado na Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, sentido Sertão de Cima, a comunidade católica realiza há quase 30 anos a missa em celebração à santa.
No lugar onde ocorre a romaria da Santa do Paredão em Jaguariaíva, desde a época do tropeirismo, afirma-se que uma imagem pode ser vista por alguns em uma grande parede de pedra. A história, junto com o causo da “Procissão das Almas das Almas”, já é consagrada, inclusive foi catalogada pelo Projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais, da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).
Cicloturismo
A beleza do trajeto até a Festa da Santa do Paredão também atrai ciclistas e motociclistas acostumados a percorrer trilhas ecológicas. No local, também acontece o Desafio de Cicloturismo da Santa do Paredão, onde centenas de ciclistas de Jaguariaíva e outras cidades exploram a região. O percurso é de 52 km, sempre com paradas em pontos turísticos.
Endereço: Acesso pela PR-092 (sentido Dr. Ulysses)
Entrada: franca
Guia Turístico Conheça Campos Gerais
O Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e a parceria de diversos empreendimentos turísticos da região.
O material tem formato de guia de bolso, com 80 páginas, todas coloridas e através de uma linguagem objetiva, com recursos gráficos e linguagem multimídia (com uso do QRcode), o Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.
Leia também: Mergulhe na natureza e história da cachoeira do Rio do Salto em Palmeira
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Castro, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, localizada…
A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, representou a prefeita Elizabeth Schmidt durante o…
Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade