Destaque Turismo

Santuário Ecológico da Santa do Paredão: Rota de fé e beleza natural em Jaguariaíva

O Santuário da Santa do Paredão, localizado em Jaguariaíva, é palco de celebrações da comunidade católica há mais de 30 anos.

Situado na Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, sentido Sertão de Cima, o Santuário da Santa do Paredão é palco das celebrações que a comunidade católica realiza há mais de trinta anos na missa em celebração à santa.

No lugar onde ocorre a romaria da Santa do Paredão em Jaguariaíva, desde a época do tropeirismo, afirma-se que uma imagem pode ser vista por alguns em uma grande parede de pedra.

Festa da Santa do Paredão

Todos os anos acontece a tradicional Festa da Santa do Paredão. O evento é promovido pela Paróquia Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, integrante da Rota do Rosário, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Smict), e Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

A programação começa às 5h, quando os fiéis fazem a pé o percurso de quase 22 km, partindo do Parque Ruy Cunha, entrada da cidade, até o Paredão da Santa.  No local, situado na Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, sentido Sertão de Cima, a comunidade católica realiza há quase 30 anos a missa em celebração à santa.

No lugar onde ocorre a romaria da Santa do Paredão em Jaguariaíva, desde a época do tropeirismo, afirma-se que uma imagem pode ser vista por alguns em uma grande parede de pedra. A história, junto com o causo da “Procissão das Almas das Almas”, já é consagrada, inclusive foi catalogada pelo Projeto Contos e Lendas dos Campos Gerais, da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Cicloturismo

A beleza do trajeto até a Festa da Santa do Paredão também atrai ciclistas e motociclistas acostumados a percorrer trilhas ecológicas. No local, também acontece o Desafio de Cicloturismo da Santa do Paredão, onde centenas de ciclistas de Jaguariaíva e outras cidades exploram a região. O percurso é de 52 km, sempre com paradas em pontos turísticos.

Endereço: Acesso pela PR-092 (sentido Dr. Ulysses)

Entrada: franca

Guia Turístico Conheça Campos Gerais

O Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e a parceria de diversos empreendimentos turísticos da região.

O material tem formato de guia de bolso, com 80 páginas, todas coloridas e através de uma linguagem objetiva, com recursos gráficos e linguagem multimídia (com uso do QRcode), o Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.

Leia também: Mergulhe na natureza e história da cachoeira do Rio do Salto em Palmeira


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone