Ponta Grossa foi palco, nesta quinta-feira (30), do lançamento da quarta edição da Coleção Campos Gerais de Artesanato, projeto da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur Campos Gerais), em parceira com o Sebrae/PR, e dos novos produtos de experiência turísticas do Paraná – Campos Gerais, projeto de atuação da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, uma iniciativa do Sebrae Nacional, em evento realizado no Premium Vila Velha Hotel.
Os turistas passam a contar com a Coleção Campos Gerais, projeto que tem o objetivo de promover e desenvolver a região por meio de sua produção cultural e de produtos turísticos inovadores. Vinte e cinco artesãos e profissionais criativos participaram de workshops sobre inovação, mercado e consultorias para o desenvolvimento de 66 novos produtos, entre ímãs de geladeira, bordados, bolachas decoradas, chocolates, lápis, joias, artesanato em palha e madeira, entre outros.
A gestora de projetos Nadia Terumi Joboji, do SEBRAE-PR, destacou o lançamento dos novos projetos como um momento de alegria para os envolvidos. “É um momento muito feliz, tanto para os parceiros quanto para os empresários, um reconhecimento às artes que participaram. São dois projetos: uma coleção Campos Gerais e produtos de experiência turística. Hoje é o momento de festejar, de celebrar toda essa conquista, toda essa riqueza que os Campos Gerais representam”, disse.
Najia também reforça a importância do SEBRAE nesta parceria. “Nosso propósito é realmente apoiar os empresários. Dentro dessa jornada, adquirimos capacitações, mentorias e consultorias justamente para formatar e aprimorar ideias inovadoras, investindo-as em resultados. É de arrepiar porque é muito bonito ver que os empresários agarraram essa oportunidade, conquistando-a também. Nós vamos incentivá-los”, destaca.
Paulo Roberto Baptista, secretário de turismo de Ponta Grossa, também estava presente no evento, que contribuiu para o fortalecimento do turismo na região. “Esse evento é de extrema importância para transformar e consolidar definitivamente nossa região como um destino turístico, oferecendo opções para aqueles que nos visitam. Nós, como parceiros, contribuímos significativamente para fortalecer essa região, sendo vital que haja diálogo com o poder público, iniciativa privada e outras cidades, para que essa iniciativa possa se difundir cada vez mais em toda a nossa região. É gratificante fazer parte desse evento”, comenta.
O presidente da ADETUR, Guilherme Forbeck, parceiro dos novos projetos, classifica o evento como uma “coroação” para os Campos Gerais. “Esse momento é uma coroação para a nossa região, onde temos diversos empreendimentos e artes trazendo produtos, souvenires gastronômicos e lembranças dos atrativos turísticos, além de produtos de experiência turística. Tudo isso visa fortalecer a identidade única da nossa região, que possui uma identidade forte”.
O portal BNT esteve presente no lançamento. Confira a reportagem:
Leia também: Operário anuncia Jacy Maranhão e Neto Paraíba como reforços para 2024